Prefeitos comemoram 100% dos lixões encerrados em Alagoas

Uma marca histórica. Depois de muitos esforços em conjunto, entre municípios, Estado e Ministério Público, Alagoas encerra todos os lixões, nesta sexta-feira, dia 25. O primeiro do Nordeste e o terceiro estado no país, ficando atrás apenas de Santa Catarina e Rio de Janeiro, a alcançar essa marca, que os prefeitos avaliam como resultado do trabalho de suas gestões.
Na segunda-feira, dia 28, às 9h30, os prefeitos vão participar da solenidade de reconhecimento pelo fechamento dos lixões. O evento é promovido pelo Ministério Público e contará com a participação do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; do diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, o promotor de Justiça José Antônio Malta Marques e do coordenador do Núcleo do Meio Ambiente, promotor de Justiça Jorge José Tavares Dória.
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) esteve desde o início auxiliando os municípios. Em 2014 foram formados os consórcios para instalação de aterros sanitários para que amenizasse os custos e facilitasse as ações em conjunto. E, desde o ano passado, a Entidade segue parceira dos prefeitos na conquista de cada lixão que foi encerrado.
“Se não conseguimos acabar com os lixões desde que a Lei de Resíduos Sólidos foi aprovada, não foi simplesmente porque não queríamos. É uma situação centenária, mas agora, mesmo sem os recursos federais adequados, mas com o apoio decisivo e a vontade política do governador Renan Filho, a parceria do Ministério Público, o problema teve fim”, afirmou Hugo.
Antes da assinatura do termo de acordo de não persecução penal, em dezembro de 2017, 45 municípios já haviam encerrado os lixões, incluindo a capital, Maceió. No dia do evento na AMA com a presença do Ministério Público e a Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh), 50 municípios assinaram o termo de acordo. Nesse meio tempo, os municípios foram fechando os lixões antes mesmo do encerramento do prazo, inclusive os que não assinaram o acordo, através dos consórcios ou individualmente.
Além de cumprir o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos dando a destinação correta aos resíduos sólidos, os municípios também já estão trabalhando na educação ambiental nas escolas e comunidades, e estimulando a formação de cooperativas de reciclagem que já são realidade em muitas cidades. Hoje, os municípios que já possuem cooperativas são: Maceió, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Coruripe, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Piranhas, Quebrangulo e Marechal Deodoro.
“Em um ano e meio à frente da Associação dos Municípios Alagoanos temos defendido a qualidade da gestão e ações que contribuam para o desenvolvimento de nossas cidades a partir da melhoria das condições de vida do cidadão. Nós somos, sim, protagonistas dessa ação porque entendemos a importância disso tudo para o hoje e as gerações futuras”, declarou o presidente da AMA.
Veja também
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha

Prefeitura de Palmeira divulga programação do São João do Povo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
