Prefeitos comemoram 100% dos lixões encerrados em Alagoas

Uma marca histórica. Depois de muitos esforços em conjunto, entre municípios, Estado e Ministério Público, Alagoas encerra todos os lixões, nesta sexta-feira, dia 25. O primeiro do Nordeste e o terceiro estado no país, ficando atrás apenas de Santa Catarina e Rio de Janeiro, a alcançar essa marca, que os prefeitos avaliam como resultado do trabalho de suas gestões.
Na segunda-feira, dia 28, às 9h30, os prefeitos vão participar da solenidade de reconhecimento pelo fechamento dos lixões. O evento é promovido pelo Ministério Público e contará com a participação do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; do diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, o promotor de Justiça José Antônio Malta Marques e do coordenador do Núcleo do Meio Ambiente, promotor de Justiça Jorge José Tavares Dória.
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) esteve desde o início auxiliando os municípios. Em 2014 foram formados os consórcios para instalação de aterros sanitários para que amenizasse os custos e facilitasse as ações em conjunto. E, desde o ano passado, a Entidade segue parceira dos prefeitos na conquista de cada lixão que foi encerrado.
“Se não conseguimos acabar com os lixões desde que a Lei de Resíduos Sólidos foi aprovada, não foi simplesmente porque não queríamos. É uma situação centenária, mas agora, mesmo sem os recursos federais adequados, mas com o apoio decisivo e a vontade política do governador Renan Filho, a parceria do Ministério Público, o problema teve fim”, afirmou Hugo.
Antes da assinatura do termo de acordo de não persecução penal, em dezembro de 2017, 45 municípios já haviam encerrado os lixões, incluindo a capital, Maceió. No dia do evento na AMA com a presença do Ministério Público e a Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh), 50 municípios assinaram o termo de acordo. Nesse meio tempo, os municípios foram fechando os lixões antes mesmo do encerramento do prazo, inclusive os que não assinaram o acordo, através dos consórcios ou individualmente.
Além de cumprir o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos dando a destinação correta aos resíduos sólidos, os municípios também já estão trabalhando na educação ambiental nas escolas e comunidades, e estimulando a formação de cooperativas de reciclagem que já são realidade em muitas cidades. Hoje, os municípios que já possuem cooperativas são: Maceió, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Coruripe, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Piranhas, Quebrangulo e Marechal Deodoro.
“Em um ano e meio à frente da Associação dos Municípios Alagoanos temos defendido a qualidade da gestão e ações que contribuam para o desenvolvimento de nossas cidades a partir da melhoria das condições de vida do cidadão. Nós somos, sim, protagonistas dessa ação porque entendemos a importância disso tudo para o hoje e as gerações futuras”, declarou o presidente da AMA.
Veja também
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
