Ministério Público pede que brasileiros reiniciem já os seus roteadores

A Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) emitiu nesta quinta-feira (7) uma recomendação para todos os brasileiros com acesso à internet: reiniciem seus roteadores.
Na verdade, o órgão está reforçando um alerta emitido pelo FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, em maio. A recomendação do órgão norte-americano valia para todas as pessoas e empresas em qualquer lugar do mundo que usem um dispositivo de distribuição de sinal Wi-Fi.
Por quê? O FBI diz que um vírus russo está infectando roteadores do mundo todo. "Todos os proprietários brasileiros devem reiniciar os aparelhos para interromper temporariamente o vírus e ajudar na identificação potencial de roteadores infectados", disse o MPDFT em nota.
O malware em questão se chama VPNFilter e seria capaz de bloquear o tráfego por alguns sites, coletar informações de usuários e até desativar os roteadores remotamente por completo. O FBI não sabe dizer exatamente quantos aparelhos estão infectados.
De acordo com uma análise recente da empresa Cisco, ao menos 500 mil roteadores em 54 países possuem o VPNFilter instalado. Marcas como Linksys, MikroTik, Netgear e TP-Link estão entre as afetadas pelo vírus, que teria sido feito por hackers russos.
No entanto, segundo o FBI, o número de roteadores infectados pode ser bem maior do que o estimado pela Cisco. Além de reiniciar os aparelhos, as autoridades também recomendam que usuários troquem suas senhas de acesso ao roteador e atualizem o firmware do dispositivo.
O MPDFT diz que investiga desde setembro do ano passado fraudes bancárias, como estelionatos e furtos, cometidos por meio de roteadores infectados, e por isso está reforçando o alerta do FBI. O órgão afirma também que está trabalhando com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil na investigação, que corre sob sigilo.
Veja também
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha

Prefeitura de Palmeira divulga programação do São João do Povo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
