Prefeitura nega bloqueio de recursos federais por inadimplência
Assessoria informa que dados do Ministério da Fazenda são atualizados diariamente
A assessoria da prefeitura de Arapiraca informou que não existe qualquer pendência que impossibilite o município celebrar convênios com a União em razão de inadimplência junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC) de acordo com análise de dados do site do Ministério da Fazenda desta quinta-feira, 7 de junho de 2018.
Esta semana, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) contabilizou que Arapiraca e outros cem municípios de Alagoas estavam impedidos de receber recursos federais, conforme extrato (imagem abaixo) do dia 4 de junho de 2018. Segundo o STN, as cidades inscritas no Cadastro de Devedores do Governo Federal perdem, temporariamente, o acesso aos recursos federais.
Em resposta a matéria do Portal 7SEGUNDOS, a assessoria da administração municipal destaca que o site do Ministério da Fazenda corrige esses dados diariamente e, de acordo com o novo extrato, Arapiraca não estaria mais na ‘lista negra’ dos inadimplentes. Os municípios com pendências no CAUC também ficam restritos de receber emendas de recursos federais, exceto as impositivas.
O principal motivo das pendências municipais, segundo a STN, é a não publicação de dois dos 13 itens do Cadastro: o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO); e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF). A publicação dos relatórios está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal e o não cumprimento dessa exigência inviabiliza a liberação dos recursos do governo federal.
Para regularizar a situação, os gestores municipais devem enviar o comprovante da publicação dos relatórios no Sistema de Coleta de Dados Contábeis dos Entes da Federação (SISTN), ou seja, tem que quitar as dívidas em aberto pra sair da lista de devedores e voltar a receber investimentos carimbados do governo federal.
Últimas notícias
Acidente entre dois veículos é registrado em cruzamento no bairro da Pajuçara, em Maceió
Jovem é flagrado furtando planta em vaso na rua Estudante em Arapiraca
Caio Bebeto protocola PL que protege empresários de restrições por débito tributário
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
