Renan assina convênio de apoio aos catadores de materiais recicláveis de Arapiraca
Projeto contempla 14 cooperativas de catadores que atuam em dez municípios
O governador Renan Filho (MDB) assinou, nesta sexta-feira (8), o convênio de apoio aos catadores de materiais recicláveis junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto contempla 14 cooperativas de catadores que atuam em Arapiraca, Maceió, Marechal Deodoro, Piranhas, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, São Miguel dos Campos, Campo Alegre e Coruripe.
Ainda durante a solenidade, realizada no Palácio República dos Palmares, o Governo do Estado cedeu um veículo à Associação dos Comitês de Bacia Hidrográfica de Alagoas. Sua finalidade é contribuir efetivamente nos cumprimentos das ações dos comitês para recuperação e preservação das bacias no Estado.
“São desafios muito grandes que a gente está enfrentando junto com o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Maceió recicla cerca de 520 toneladas mensalmente. O governador Renan Filho quer interiorizar esse esforço, porque a lei foi criada para ser cumprida e porque há esse forte componente que é o de inclusão produtiva: trazer aquelas pessoas que trabalhavam nos lixões, arriscando a saúde, para um processo mais civilizado e mais organizado”, detalhou o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, presente à solenidade.
Integrante da Cooperativa de Recicladores de Alagoas (Cooprel), Maria José dos Santos Lins afirma que vê com bons olhos o fechamento dos lixões em Alagoas. “As pessoas tiravam dali mesmo, do lixo, o seu alimento; tiravam os recicláveis e trabalhavam sem luva, sem botas, arriscando suas vidas. Pra gente foi bom o fechamento dos lixões, mas infelizmente parte da população não tem a educação para fazer a separação, porque o material ainda vem com lixo molhado, papel higiênico, resto de comida, o que dificulta o nosso trabalho”, ponderou ela.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
