102 municípios apresentam experiências de erradicação do trabalho infantil
Em mais uma ação de enfrentamento ao trabalho infantil, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) promoveu, nesta terça-feira (19), o I Encontro de Experiências Exitosas sobre as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que contou com a presença dos 102 municípios alagoanos, entre eles cinco que socializaram suas experiências.
Coordenadores municipais que recebem recursos para as ações estratégicas do Peti das cidades de Olivença, São José da Tapera , Penedo, Arapiraca e Maceió foram escolhidos para representar as suas regiões, no evento.
Em São José da Tapera, o trabalho foi feito em parceria com os feirantes e carroceiros que trabalham na feira livre de cidade. A coordenadora municipal das ações do Peti, Eliny Santos, explica que antes de retirar essas crianças da situação de trabalho infantil, ações de sensibilização foram feitas.
“Antes de tudo, os pais precisam se sensibilizar e compreender os riscos que estas crianças sofrem ao serem expostas desta maneira. Pensando nisso, fizemos abordagens sociais e assinamos um termo de compromisso com os feirantes para que elas (crianças) não trabalhem mais na feira livre”, explicou.
A gerente de Proteção Social Especial, Deirise Salgado, afirma que Alagoas vem se destacando nível nacionalmente nas experiências dos municípios que executam um trabalho de conscientização quanto às consequências do trabalho na vida de crianças e adolescentes.
“Nós, como Estado, repassamos as informações, mas eles, que estão na ponta, diretamente com o usuário, estão de parabéns, pois trabalham com toda a garra que devem ter. O maior desafio é trabalhar a interioridade e mudança de pensamento da população. E os nossos municípios estão conseguindo cumprir este papel”, disse Deirise Salgado.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
