Política

Célia debate políticas publicas com universitários em Arapiraca

Por 7Segundos com Assessoria 27/06/2018 17h05
Célia debate políticas publicas com universitários em Arapiraca
Célia Rocha - Foto: Assessoria

A ex-prefeita Célia Rocha foi uma das palestrantes do 1º Seminário de Políticas Públicas, ocorrido na noite desta terça-feira (26), no auditório da CDL Arapiraca.

O evento, organizado por estudantes da Unirb, reuniu professores, alunos e profissionais de diversas áreas. Além de Célia, que falou sobre saúde, a consultora do programa Criança Feliz, Gineide Castro, também foi palestrante. 

Durante cerca de uma hora, Célia apresentou um histórico da saúde no Brasil, divulgando gráficos e dados a cerca do desenvolvimento das políticas publicas desde o início do século passado até os dias de hoje. 

“Precisamos mostrar a importância que a saúde pública tem na vida da população, principalmente a mais humilde. O Brasil passou por vários momentos, revoluções, mas com os movimentos sociais e de saúde, tivemos a chance de ter um sistema descentralizado”, explanou.

“O SUS ainda é a principal ferramenta de acesso a atendimento. Ele não pode ser excluído, ele precisa ser reformulado, ampliado, ter mais investimentos. Por isso, não podemos permitir que essa lei do teto de gastos seja uma realidade. E são vocês, jovens, que poderão fazer essa diferença, cobrando, fiscalizando”, completou.

O tema da primeira infância, que foi abordado por Gineide Castro, também chamou atenção dos presentes, por se tratar de uma área nova na discussão das políticas públicas. Durante a apresentação, Célia foi citada como uma das primeiras prefeitas do país a implantar um programa na cidade, uma clara referencia ao AGAPI (Arapiraca Garante a Primeira Infância), instalado em 2014.