Segurança

Ministro anuncia criação de sistema nacional de boletins de ocorrência

Por Agência Brasil e 7Segundos 03/07/2018 19h07
Ministro anuncia criação de sistema nacional de boletins de ocorrência
Sinesp - Foto: Reprodução

Raul Jungmann, ministro da Segurança Pública, informou nesta terça-feira (03) que na próxima semana, o governo vai lançar um sistema nacional de boletins de ocorrência, a partir da integração progressiva das bases de dados dos estados.

acordo com o anúncio, apenas oito estados repassam os dados sobre os boletins de ocorrência de forma regular ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Estados como Pará e todos da região Sudeste, incluindo o Rio de Janeiro, estão entre as unidades federativas que não atualizam as informações na base nacional de dados.

"Com o SUSP [Sistema Único de Segurança],vamos ter a capacidade de, em qualquer lugar do país, em tempo real, saber quando se deu uma determinada ocorrência, e vamos caminhar cada vez mais nesse sentido. Os estados têm que enviar os dados para o governo federal sob pena, inclusive, de omissão em termos administrativos, de ser punido por não enviar os dados", declarou Jungmann.

Ainda segundo o ministro, problema semelhante de falta de informações integradas se dá em relação ao sistema penitenciário. "Não é só um problema de que o estado não quer fornecer os dados, é que ele tem, não digitalizou, não estruturou, não organizou", disse.

Segundo informações apresentadas pelo governo, os estados que mais fornecem dados ao Sinesp são Alagoas, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte, Acre, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal.