Anatel divulga ranking das operadoras que mais recebem reclamações
Órgão também divulgou que houve queda nas reclamações no primeiro semestre

O número de reclamações registradas no primeiro semestre na Anatel caiu 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano foram recebidas 1.493.000 reclamações nos canais de atendimento da Agência. No ano passado foram 1.769.900 reclamações no semestre.
A Agência recebe reclamações quanto aos quatro serviços de telecomunicações: telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura. A telefonia móvel foi o serviço que mais recebeu reclamações, foram 701.500 reclamações no semestre, o que corresponde a 46,9% do total. A telefonia fixa recebeu 337.100 reclamações (22,5%), a banda larga fixa recebeu 246.700 reclamações (16,5%) e a TV por assinatura 194.800 reclamações (13%).
Em seis meses, a TV por assinatura registrou queda de 20,4% nas reclamações em relação ao mesmo período de 2017; a telefonia móvel registrou uma redução de 17,5% nas queixas; a telefonia fixa registrou diminuição de 14,6% nas reclamações e a banda larga fixa registrou decréscimo de 8,7% das queixas.
Na telefonia móvel, a empresa mais reclamada no semestre foi a Tim que recebeu 280.100 reclamações. Na telefonia fixa, dentre as três empresas: Net, Oi e Vivo, a empresa mais reclamada foi a Oi com 171.100 reclamações. Quanto à TV por assinatura, a Net e a Sky receberam o mesmo número de reclamações, mais de 70 mil reclamações cada uma. Quanto à banda larga fixa, dentre as três empresas: Net, Oi e Vivo, a empresa mais reclamada foi a Oi, com 90 mil reclamações no semestre.
Em junho, na banda larga fixa, o motivo mais reclamado foi “qualidade, funcionamento e reparo” com 42,33% das reclamações. “Cobrança” foi o principal motivo de reclamações de TV por assinatura (48,02%), de telefonia fixa (40,55%) e de telefonia móvel pós-paga (48,73%). Na telefonia móvel pré-paga, o principal motivo de reclamações foi o “crédito pré-pago” (41,88%). Dentre todos os serviços, o serviço móvel pessoal pós-pago foi o mais reclamado, com 74.023 reclamações em junho.
A Anatel recebe as reclamações pelos seguintes canais de atendimento: pelo telefone 1331, pelo Fale Conosco, pelo app Anatel Consumidor e presencialmente na Sala do Cidadão. As empresas têm o prazo de cinco dias úteis para dar resposta ao consumidor.
Veja também
Últimas notícias

Polícia investiga assassinato de marido de vereadora de Teotônio; ele foi morto com cinco tiros na cabeça

Mãe acusada de negligência tem quatro filhos retirados de seu convívio em Teotônio Vilela

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Suspeito de homicídio em Igreja Nova é preso pela Polícia Civil em Arapiraca

Paciente psiquiátrico faz ameaças com facas e é contigo pela PM após 3h de negociação, em Arapiraca

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
