Polícia

Médica de UPA que confundiu traumatismo com embriaguez é denunciada

Por 7Segundos com Assessoria 13/08/2018 20h08
Médica de UPA que confundiu traumatismo com embriaguez é denunciada
UPA de Palmeira dos Índios - Foto: Reprodução

Continua em estado grave o paciente José Wellington Tomé da Silva, 55 anos, atendido numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Palmeira dos Índios.

Segundo informações, o homem foi vítima de um suposto erro de diagnóstico, no último sábado (11), após cair de uma bicicleta na BR-316 e perder os sentidos. José Wellington foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado até a UPA, mas a família acusa a médica de ter confundido traumatismo craniano com embriaguez.

Somente após 15 horas de permanência no local, parentes conseguiram a transferência da vítima para o Hospital Regional Santa Rita, no mesmo município. O médico plantonista que atendeu Wellington verificou que o paciente apresentava Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) e o encaminhou para o Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca. Ele foi transferido e ainda permanece na área vermelha do hospital. Além do traumatismo, os médicos ainda verificaram que o paciente tinha sete costelas quebradas, um pulmão perfurado e hemorragia interna.

O caso foi denunciado à Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, que emitiu  a nota abaixo:

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios informa que tomou conhecimento do fato ocorrido com o paciente José Wellington Tomé da Silva e que já designou a Comissão Permanente de Acompanhamento para apurar o fato.

A Comissão está reunida hoje (13), na Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios, para tratar do assunto e exigir as medidas cabíveis do Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB). O IDAB por sua vez, comunicou que já foi instaurada sindicância interna e tomará as providências. A secretária Kátia Born informa que acompanha atentamente o caso e pede celeridade na conclusão do relatório geral que dirá o que houve de fato.

Até o momento, a UPA de Palmeira dos Índios não se manifestou sobre o caso.