Saúde informa locais de exame preventivo do colo de útero pelo SUS
O exame de citologia oncótica conhecido também por exame preventivo do colo do útero ou papanicolau é, no Brasil, a principal estratégia escolhida para o rastreamento precoce do câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis. Em Arapiraca, as mulheres podem buscar o serviço, através do Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no 5º Centro de Saúde Noturno.
A coordenadora Municipal de Saúde a Mulher, Maria Luíza Bezerra, explica que as UBS estão realizando a coleta do exame, seguindo um cronograma estabelecido por cada gerência. “Arapiraca possui um quantitativo de 54 mil 972 mulheres que devem realizar um exame de citologia ao ano, como detecção precoce e prevenção do câncer de colo de útero”, alertou.
Além das UBS, o 5º Centro de Saúde Noturno, com o Programa Saúde do Trabalhador, é outro espaço que realiza o exame, onde as mulheres podem buscar o serviço todas às noites, de segunda a sexta-feira, a partir das 19h. No ano de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde registrou o número de 875 coletas para o exame.
Câncer de colo do útero
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o problema, em princípio, pode se manifestar em qualquer idade. Porém, é mais frequente na população jovem, sexualmente ativa, principalmente em mulheres com idade entre 25 e 65 anos.
Exame
A coleta é simples: durante o exame ginecológico, o profissional faz uma coleta das células do colo do útero, com uma espátula e escovinha. Essas células podem ser espalhadas diretamente em lâminas de vidro ou coletadas em meio líquido. Quando o rastreamento populacional é feito adequadamente, permite diminuir em mais de 70% a mortalidade por câncer do colo uterino. O preparo adequado do exame consiste em evitar relação sexual nas últimas 48 horas, cremes, duchas e não estar menstruada pelo menos dois dias antes da coleta
“Convocamos as mulheres arapiraquenses a procurarem sua UBS de referência para realizar o exame, que deve ser feito anualmente. Para isso, devem apresentar os documentos: cartão do SUS e CPF ou Identidade”, informou Maria Luíza Bezerra.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
