UPA de Palmeira dos Índios quebra silêncio e fala sobre suposta negligência médica
Na ocasião, o diagnóstico de embriaguez foi dado a um paciente com traumatismo craniano
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, através do Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB), gestor da unidade, emitiu nota oficial sobre o caso de José Wellington Tomé da Silva, de 55 anos. Segundo relatos de familiares, José ficou 15 horas inconsciente após um acidente de trânsito, na citada UPA, onde teria recebido diagnóstico de embriaguez. Ao ser encaminhado para outros hospitais, foram constatados traumatismo craniano, fraturas, perfuração de pulmão e hemorragia interna.
Confira a nota na íntegra:
Em atenção à imprensa e à sociedade, em virtude de notícias veiculadas na última segunda-feira (13), o Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB), gestor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Helenilda Canales, do município de Palmeira dos Índios, vem esclarecer que:
Frente aos fatos divulgados pelas mídias sociais e imprensa local em relação ao atendimento prestado ao paciente J. W. T. S, e em nome de todos os colaboradores desta instituição, estamos solidários com a dor da família.
Informamos que o paciente foi acolhido na unidade, onde passou por classificação de risco, recebeu atendimento médico, este por sua vez habilitado para o exercício de sua profissão, utilizou medicações e solicitou os exames complementares, conforme protocolo de assistência ao trauma.
Conforme conduta médica, diante do quadro clínico, o paciente permaneceu em observação até que a estabilidade clínica trouxesse segurança para realizar a remoção e transferência para o Hospital Regional Santa Rita, sendo esta a unidade de saúde referência, segundo a regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Enfatizamos que durante a permanência nas instalações da UPA 24 HORAS, todos os procedimentos pertinentes foram empregados pela equipe assistencial, assim como foi preservada a vida do paciente, até que a transferência do mesmo pudesse ocorrer sem oferecer riscos de morte durante a remoção.
Ressaltamos que a equipe assistencial do IDAB recebe treinamento e capacitação. Como exemplo recente, os profissionais participaram do curso de ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support), que promove a qualificação de médicos e enfermeiros para salvar vidas.
Por fim, pedimos a todos, que em respeito à família, evitem pré-julgamentos em relação ao paciente, como também, ao atendimento médico, para que não façam análise prévia das mais variadas notícias e seus respectivos comentários. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam ou que se fizerem necessários junto aos órgãos competentes para o exercício legal da Medicina.
O Hospital de Emergência do Agreste informou ao 7Segundos, nesta segunda (20), que José Wellington ainda não apresentou evolução em seu quadro de saúde, permanecendo sedado e entubado na Área Vermelha da UTI.
Veja também
Últimas notícias
Lula e Trump se cumprimentam durante evento social no G7
Davi Filho amplia vantagem em Maceió com bases do Pastor João Luiz
Seminfra e BRK Ambiental vistoriam obras de esgotamento sanitário no Litoral Norte de Maceió
Vídeo mostra acidente em que motociclista fugiu após deixar mulher ferida em Arapiraca
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
