[Vídeo] FrigoVale esclarece todo processo de abate na empresa
Empresa é o abatedor autorizado para funcionamento em Arapiraca
O abatedor e frigorífico de Arapiraca, FrigoVale, representado pelo diretor executivo Jaelson Gomes, concedeu entrevista exclusiva ao 7Segundos sobre todo o funcionamento da empresa na cidade. O empresário explicou todo o processo produtivo no abate das carnes, e como tem resolvido as questões ambientais inerentes à prática.
Jaelson explicou como tem sido feita a reutilização de água no abate, visto que o consumo é extremamente elevado: “Há 15 dias, inauguramos a Base de Reuso, ou seja, toda água que entra aqui (passa de mil litros de água por animal, a gente trata essa água ao ponto de que ela chega a ser reutilizada. Isso foi um investimento alto. A grande preocupação da FrigoVale é garantir a carne limpa, diferente de carne do abate clandestina”.
Outro detalhe a ser esclarecido pelo gestor é a queima de restos de animais, que produzia mal odor e poluição no meio ambiente. “A empresa investiu num filtro ecológico e num lavador de gás. Isso inibe que a fumaça que sai seja poluída. O que há de tecnologia mais moderna está aqui, pela preocupação da empresa com a comunidade que nos avizinha”, explicou Jaelson.
Hoje, a FrigoVale realiza certa de 200 abates por dia. Recentemente, firmou parceria com a empresa Campo do Gado, mas destaca que não houve fusão entre as mesmas: “A FrigoVale tem uma parceria com a Campo do Gado, que é uma outra empresa, que explora a reciclagem animal. Ou seja, todo subproduto que não se consome pelo ser humano, ele vai ser aqui transformado numa farinha para ração pet. Esta iniciativa é muito importante para a preservação ambiental”.
O diretor destaca ainda que a FrigoVale renovou recentemente a licença de funcionamento emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL): “Recentemente, fomos auditados pelos técnicos do IMA. E para nossa felicidade, não só não fomos autuados por nada, como fomos elogiados por eles”.
Confira a entrevista do 7Segundos com Jaelson Gomes, diretor executivo da FrigoVale: