Senado tem página on-line para auxílio na busca de pessoas desaparecidas
A página do Senado Federal na internet agora conta com um serviço para auxiliar na busca de pessoas desaparecidas. Informações sobre o procedimento que se deve adotar ao relatar um desaparecimento, links de canais de denúncias de diversos estados brasileiros e as legislações vigentes sobre investigação de pessoas desaparecidas estão disponíveis no site.
A sugestão para que o Senado criasse um canal de acesso para se obter informações de como registrar e procurar pessoas desaparecidas foi feita à Diretoria-Geral da Casa por Márcio Gleyson da Cunha Bezerra, servidor do Serviço de Operação de Áudio e Plenários do Senado.
— Houve um caso em Natal, nos anos 90, em que crianças estavam sendo raptadas dentro de casa. E essas crianças não foram encontradas até os dias de hoje — relata.
Ele acredita que, por meio das plataformas on-line, é possível informar uma boa parte da população sobre como proceder em casos de desaparecimentos.
O episódio citado por Bezerra — em que cinco crianças foram raptadas dentro de suas casas, entre 1998 e 2001 — não foi resolvido até hoje. O caso, conhecido como Crianças do Planalto, gerou muita comoção no Rio Grande do Norte na época.
Em 2017, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha fizeram uma pesquisa sobre o número de registros de desaparecidos no Brasil entre os anos de 2007 e 2016. A pesquisa revelou que nesse período o país registrou 693 mil desaparecidos.
Pelo telefone Disque 100 (Disque Direitos Humanos), também é possível comunicar sobre o desaparecimento de crianças e adolescentes em qualquer região do país.
Veja também
Últimas notícias
Durante cerimônia de premiação, Girau do Ponciano recebe Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae Alagoas
O motivo para Lula ter adiado sua visita a Alagoas
Idoso aguarda há quase 50 dias por cirurgia no colo do fêmur, em Arapiraca, e família aciona a justiça
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
Carolina Dieckmann testa máscara de lesma e dermatologista avalia
Relato choca ao alegar que anúncio em geladeira levou mulher a surto
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
