Bandeira tarifária seguirá no patamar mais alto em setembro, informa Aneel
Este será quarto mês seguido com cobrança extra
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (31) que manterá em setembro a bandeira tarifária no patamar 2 da cor vermelha, o mais alto do sistema.
Isso significa que, para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos, haverá cobrança extra de R$ 5 nas contas de luz.
Este será o quarto mês seguido que a bandeira tarifária fica no patamar mais caro. A cobrança extra de R$ 5 para cada 100 kWh começou em junho.
Segundo a Aneel, a bandeira continua nesse patamar em razão das condições hidrológicas ainda desfavoráveis e pela redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN)".
Com os reservatórios das hidrelétricas mais baixos, o país precisa usar mais energia gerada por termelétricas, que custam mais.
Sistema de bandeiras
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo da energia gerada, possibilitando aos consumidores reduzir o consumo quando a energia está mais cara.
O funcionamento das bandeiras tarifárias prevê as cores verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2), que indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió estende prazo para adesão ao Prefis com descontos
Rodrigo Cunha lança novo modelo que agiliza licenciamento de obras em Maceió
Jovem amarrado e executado em Porto Calvo ainda não foi identificado
Carreta é retirada da pista e BR-101 é liberada em Porto Real do Colégio
Táxis de Arapiraca terão cor branca como novo padrão após consulta pública
Prefeitura leva mais 50 alunos da rede municipal para intercâmbio na Inglaterra
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
