Mundo

Já chega a 11 número de mortos pela tempestade Florence

Por G1 16/09/2018 10h10
Já chega a 11 número de mortos pela tempestade Florence
Já chega a 11 número de mortos pela tempestade Florence - Foto: Reprodução / AFP

O número de mortos por conta da passagem da tempestade Florence na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, subiu para 11, informaram autoridades locais neste sábado (15). Florence, que chegou nesta sexta-feira (14) ao país como um furacão de categoria 1, perdeu força e se transformou em uma tempestade tropical no final da tarde.

A alteração de furacão para tempestade tropical foi divulgada pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) em seu boletim das 18 horas (em Brasília). Naquele momento Florence tinha ventos máximos constantes de 110 km/h e continuava a perder força, ainda atravessando o estado da Carolina do Norte.

Antes de ser reduzido à tempestade tropical, Florence provocou quatro mortes na Carolina do Norte: uma mãe e um bebê morreram em Wilmington quando uma árvore caiu sobre a casa deles e um idoso morreu eletrocutado ao tentar ligar um gerador no condado de Lenoir.

A quarta vítima foi uma mulher no condado de Pender, que sofreu um ataque cardíaco e não pode ser socorrida a tempo porque bloqueios de estrada impediram a chegada dos paramédicos e a quinta, de acordo com a CNN, é um idoso de Kinston, que saiu de casa para checar seus cães e foi derrubado pelo vento.

De acordo com o governador Roy Cooper, aproximadamente 650 mil pessoas estão sem energia em todo o estado da Carolina do Norte. Até o final da passagem da tempestade Florence, a previsão é que de 1 a 2,5 milhões de pessoas fiquem sem luz.

Ainda de acordo com Cooper, 20 mil pessoas que deixaram suas casas foram levadas para abrigos. Mais de 60 rodovias apresentam alagamentos e há registros de muitas árvores caídas.

Resgates

 

Centenas de operações de resgate já foram realizadas, segundo a France Presse.

"VAMOS BUSCÁ-LOS. Pode ser que precisem subir ao segundo andar, ou para a cobertura, mas VAMOS CHEGAR", tuitaram as autoridades em New Bern, na Carolina do Norte, onde o rio Neuse subiu três metros e ao menos 150 pessoas aguardavam resgate.

"Em poucos segundos a água chegou à cintura, agora está na altura do ombro", contou à CNN Peggy Perry, refugiada com três membros de sua família na parte mais alta de casa.

Mais de 60 pessoas hospedadas em um hotel em Jacksonville, na Carolina do Norte, tiveram que ser resgatadas depois que uma parte do teto caiu.