Notícia falsa sobre ‘morte de Jair Bolsonaro’ é golpe no WhatsApp
Época eleitoral é um prato cheio para cibercriminosos. Dessa vez, uma mensagem falsa que alerta sobre “a morte” do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) serve como armadilha para captura de dados pessoais ou instalação de malware. O candidato está internado há mais de 10 dias no hospital Albert Einstein após receber uma facada durante comício em Juiz de Fora (MG).
Segundo o laboratório de segurança da PSafe as mensagens falsas agora trazem um título alarmante — no caso: “Notícia urgente do plantão da globo: direção do hospital Albert Einstein acaba de confirmar a morte de Jair Bolsonaro” — e um link acompanhante que engana o usuário do WhatsApp. Ao bater o olho, a vítima enxerga o link de um site reconhecido; o problema é o link que vem na sequência.
Para não cair nesse tipo de golpe, você precisa ficar atento aos links recebidos e ao remetente — não clicar em endereços recebidos de contatos desconhecidos é a máxima. Além disso, se você está com uma dúvida, não insira os seus dados pessoais sem checar com outra pessoa, pode ser amigo ou familiar. Em último caso, procure o site oficial de seu banco/empresa/candidato e entre em contato. Vale notar que é interessante contar com uma ferramenta antivírus em seu smartphone e computador.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
