Arapiraca inicia ações de prevenção ao câncer de mama
Com a chegada de outubro, várias iniciativas de conscientização relacionadas ao câncer de mama aparecem em todo o Brasil e em Arapiraca não seria diferente. Na tarde desta quarta-feira (03), aconteceu no município uma belíssima solenidade de abertura do mês de prevenção a doença, que este ano tem como tema: “Não tenha vergonha de fazer o autoexame. #Setoque”.
O evento ocorreu no 5° Centro de Saúde e contou com a participação de servidores da área, técnicos da secretária, usuários da unidade e autoridades, dentre elas, o secretário de Saúde, Glifson Magalhães, a subsecretária municipal de Saúde, Leiliane Sandrine Neves, o secretário de Gestão Público, Antonio Lenine Pereira, a coordenadora municipal da Saúde da Mulher de Arapiraca, Maria Luiza Bezerra, e a vereadora Aurélia Fernandes, além da banda do 3° Batalhão de Polícia Militar, da cantora Dona Flor e o apoio do Sesc.
Como forma de incentivar as mulheres a buscarem pelo exame, uma paciente da unidade contou sua histórias de luta contra a doença. Orientações sobre os atendimentos do Programa Outubro Rosa fizeram aumentar a movimentação no evento. “Descobri o câncer em 2003 ao realizar um autoexame durante o banho. No início fiquei triste, mas logo busquei atendimento e sou grata aos profissionais da saúde do município que sempre me acolheram com amor e com palavras para que eu me sentisse melhor. Peço a todas que não deixem de fazer os exames, se tocar é necessário”, enfatiza Maria Eliane.
Glifson Magalhães, secretário municipal de Saúde observou que as implementações feitas na área da saúde têm surtido efeitos positivos no tratamento do câncer de mama, além de agir para conscientizar a população. ” A abertura do Outubro Rosa faz um apelo às mulheres para que elas realizem o autoexame. Nós sabemos que o câncer de mama é um dos que mais mata e essa é nossa forma de conduzir, realizando diversas ações durante o mês e orientando em todas as unidades de saúde”, pontuou.
Maria Luiza, coordenadora da Saúde da Mulher frisou que durante todo o mês de outubro, uma extensa programação será realizada e destacou que esse ano mais exames serão disponibilizados. “Dentro da programação, iremos realizar ações e campanhas em vários locais do município. Pretendemos superar o número de abordagens do ano anterior. Arapiraca é a segunda maior cidade com casos de mulheres com a doença e, devido a isso, aumentamos a oferta de mamografias”, afirmou.
Programação
A campanha que intensifica as ações durante todo mês de outubro, busca alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, aumentando as chances de cura quando detectados a tempo. As ações acontecerão em diversas unidades e instituições. Confira a programação AQUI.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
