Ruas de Arapiraca amanhecem tomadas por lixo de campanha de candidatos
Prática é proibida pelo TSE, podendo resultar em multas e detenção aos infratores

Uma tradição ocorrida em dias de votação foi novamente registrada nas ruas brasileiras neste domingo (7): a prática criminosa de jogar “santinhos” dos candidatos no chão das vias públicas. Arapiraca está entre os lugares onde este crime eleitoral foi facilmente constatado na manhã de hoje. O 7Segundos foi às ruas e encontrou diversas vias com grande quantidade de papel, jogados entre a noite de sábado (6) e a madrugada deste domingo (7). Além de crime eleitoral e de prejudicar a limpeza do município, o ato representa desperdício de dinheiro público, usado na produção das campanhas.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu essa conduta para as Eleições 2018. De acordo com o artigo 14, § 7º, Resolução 23.551/2017, o derrame ou a anuência com o derrame de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição, configura propaganda irregular.
O infrator fica sujeito à multa no valor de R$ 2.000,00 a R$ 8.000,00 por cada ato de propaganda, além de obrigado à restauração (art. 37, § 1º, Lei 9.504/97). Se configurado o crime de boca de urna (dia da eleição), sujeita-se à detenção de seis meses a um ano, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa no valor de 5 mil a 15 mil (art. 39, § 5º, III, Lei 9.504/97).
Veja também
Últimas notícias

Plano de Mobilidade realiza pesquisas nas rodovias estaduais em Arapiraca

Jovem de 19 anos é preso por agredir e ameaçar ex-companheira no Sertão de Alagoas

Pergunta sobre 'dente escuro' levanta dúvidas se corpo encontrado em fossa é de Ana Beatriz

STF forma maioria para tornar réus mais sete por trama golpista

Secretário de Cultura de Delmiro Gouveia desmente boatos sobre presença de Wesley Safadão em evento festivo

Sesau volta a orientar população alagoana sobre como evitar a leptospirose
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
