[Vídeo] Maceió amanhece tomada por “santinhos” de candidatos
O 7Segundos esteve no entorno do Cepa e constatou diversos santinhos jogados nas ruas
A capital alagoana amanheceu tomada por santinhos de políticos, na manhã deste domingo (7), dia de eleições. No entorno do maior colégio eleitoral de Maceió, o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), localizado na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, centenas de materiais de campanha foram despejados próximos aos locais de votação.
O 7Segundos esteve no Centro Educacional, por volta das 7h e também constatou dezenas eleitores chegando aos locais de votação. Na Escola Estadual Professor Silveira Camerino, eleitores começam a formar filas, a fim de evitar superlotação. As sessões eleitorais estarão abertas das 8h até às 17h. Para votar é necessário levar um documento com foto.
Responsável pela limpeza, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) montou uma força-tarefa para manter a cidade limpa. Além de poluir as ruas, para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a conduta é caracterizada como crime eleitoral. De acordo com o artigo 14, § 7º, Resolução 23.551/2017, o derrame ou a anuência com o derrame de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição, configura propaganda irregular.
O infrator fica sujeito à multa no valor de R$ 2.000,00 a R$ 8.000,00 por cada ato de propaganda, além de obrigado à restauração (art. 37, § 1º, Lei 9.504/97). Se configurado o crime de boca de urna (dia da eleição), sujeita-se à detenção de seis meses a um ano, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa no valor de 5 mil a 15 mil (art. 39, § 5º, III, Lei 9.504/97).