Facebook lança botão de contexto para combater fake news no Brasil
O Facebook anunciou o lançamento do botão de contexto para notícias aqui no Brasil, uma nova arma na luta contra as fake news. A novidade estava em teste desde o ano passado nos Estados Unidos e consiste em mais informações contextuais sobre os artigos e veículos de comunicação que aparecem no Feed de Notícias a fim de que as pessoas decidam o que vão ler e compartilhar.
Em parceria com comunidade e parceiros acadêmicos e do setor, o Facebook identificou uma série de informações relevantes para auxiliar os seus usuários na hora de avaliar a credibilidade de um artigo ou veículo. A ideia é, com isso, oferecer os dados necessários para facilitar a identificação do contexto de uma notícia, como descrição de um veículo na Wikipédia ou artigos relacionados.
Se um veículo não está na Wikipédia, essa informação será exibida na tela e isso também pode servir como contextualização, defende a rede social.
Contexto
Além dessas informações, já disponíveis no projeto original testado nos EUA, a novidade que chega ao Brasil incluirá dois novos menus:
- Mais sobre este link – para ver outras histórias publicadas recentemente pelo mesmo veículo
- Compartilhado por amigos – para ver quais amigos já compartilharam o mesmo link
Nos EUA, a companhia testa, ainda, oferecer mais informações sobre o autor de um texto a fim de verificar se isso aumenta ou não a credibilidade. A ideia é que os leitores dos Instant Articles possam clicar sobre o nome do autor e ver a sua descrição na Wikipédia e links para página ou perfil e outros artigos publicados. Obviamente, tais informações são exibidas apenas se o autor habilitar a sua divulgação.
Além do Brasil, Argentina, Colômbia e México também ganharam o acesso ao novo recurso.
Veja também
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
