Eletrobras avalia efeitos da rejeição do projeto que permitia venda de distribuidoras

Em comunicado divulgado ao mercado financeiro na tarde desta quarta-feira, a Eletrobras informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que está avaliando os efeitos ao plano de negócios da empresa em consequência da rejeição, pelo Senado, do projeto de lei que alterava leis para permitir a privatização de seis distribuidoras de energia do grupo.
As privatizações foram rejeitadas pelos senadores na noite dessa terça-feira. O senador Eduardo Braga, do MDB, por exemplo, argumentou que isso traz insegurança jurídica e poderia inviabilizar a assinatura dos contratos das empresas que já foram leiloadas.
Desde julho, foram leiloadas a Eletroacre, as Centrais Elétricas de Rondônia, a Boa Vista Energia e a Cepisa, do Piauí. O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, organizador dos leilões, afirma que não haverá nenhuma alteração e que não comenta a especulação sobre insegurança jurídica.
No caso da Amazonas Energia e da Ceal, Companhia Energética de Alagoas, o Ministério do Planejamento afirmou, em nota, que a prestação do serviço ocorre sem contrato de concessão e que o prazo para o encerramento da prestação nestas condições vai terminar em 31 de dezembro. A nota segue informando que sem a venda das distribuidoras, o caminho natural é a dissolução das companhias e a licitação da concessão de forma separada.
Por outro lado, o BNDES diz que até o momento não recebeu orientação do Ministério de Minas e Energia, coordenador do processo, para alterar a realização do leilão da Amazonas Energia, marcado para o próximo dia 25, semana que vem.
O Ministério de Minas e Energia ainda não posicionou. O processo de concessão da Companhia Energética de Alagoas está suspenso pela Justiça.
Veja também
Últimas notícias

Adolescente de 15 anos morre afogado no Lago da Perucaba, em Arapiraca

Operação Muralha de Aço transfere 175 reeducandos para Presídio do Agreste

Prefeitura realiza capacitação sobre assédio com ambulantes da orla de Maceió

Homem morre eletrocutado enquanto cortava grama em Dois Riachos

Caminhonete pega fogo e fica completamente destruída em São Sebastião

Jornal demite fotógrafo que flagrou gesto obsceno de Moraes em estádio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
