Destino da Eletrobras em AL começa a ser decidido nessa terça-feira (16)
Por enquanto, o leilão da Ceal está suspenso em virtude de uma decisão judicial
A privatização de companhias elétricas está em pauta no Plenário nessa terça-feira (16) do Senado Federal. O projeto de lei da Câmara (PLC) 77/2018 dá abertura a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobrás na Região Norte e Nordeste, incluindo a Companhia Energeética de Alagoas (Ceal).
O Governo Federal alega que a proposta vai eliminar pendências jurídicas e atrair investimentos, além de direcionar 10% do dinheiro arrecadado com multas ambientais à arborização urbana e à recuperação de áreas degradadas.
Essas privatizações devem afetar pelo menos 7.500 empregos, segundo dados da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU). Somente no Piauí, por exemplo, a Companhia Energética do Estado (Cepisa) tem 1.600 funcionários concursados.
No Maranhão e Ceará, onde as franquias da Eletrobras foram privatizadas em anos anteriores, a equipe de terceirizados cresceu extremamente. Segundo dirigentes, o perfil dos empregados é de 85% de terceirizados na Coelce (Distribuição Ceará) e 90% na Cemar (Companhia Energética do Maranhão).
No mês de julho deste ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski decidiu retirar a Ceal do leilão de privatização das distribuidoras da Eletrobrás. A empresa atua no Estado de Alagoas e a licitação estava marcada para o dia 26 de julho, juntamente com as distribuidoras que atuam no Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e Piauí.
A liminar atendeu o pedido do governo de Alagoas, que avalia ter direito a receber R$ 4 bilhões, em valores atualizados, segundo fontes consultadas pela reportagem. O Estado alegou ao STF que o leilão acarretaria "dano irreparável" ao governo, agravando o endividamento.
O ministro decidiu aceitar o pedido, considerando a iminência do leilão e a proximidade do recesso judiciário.
* Com supervisão da Editoria.
Últimas notícias
Movimentos sociais repudiam indicação do caso Braskem a prêmio do Ministério Público
Crianças autistas seguem sem frequentar as aulas por falta de PAEs em escola bilíngue de Maceió
Filha do ‘mago das chapas’ lança pré-candidatura a deputada federal
Lula diz que 'nunca foi esquerdista' em conversa no G7
Mais de 54 mil adolescentes alagoanos podem votar pela primeira vez em outubro
Moradores denunciam falta de água há cerca de 30 dias em conjunto habitacional de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
