Destino da Eletrobras em AL começa a ser decidido nessa terça-feira (16)
Por enquanto, o leilão da Ceal está suspenso em virtude de uma decisão judicial
A privatização de companhias elétricas está em pauta no Plenário nessa terça-feira (16) do Senado Federal. O projeto de lei da Câmara (PLC) 77/2018 dá abertura a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobrás na Região Norte e Nordeste, incluindo a Companhia Energeética de Alagoas (Ceal).
O Governo Federal alega que a proposta vai eliminar pendências jurídicas e atrair investimentos, além de direcionar 10% do dinheiro arrecadado com multas ambientais à arborização urbana e à recuperação de áreas degradadas.
Essas privatizações devem afetar pelo menos 7.500 empregos, segundo dados da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU). Somente no Piauí, por exemplo, a Companhia Energética do Estado (Cepisa) tem 1.600 funcionários concursados.
No Maranhão e Ceará, onde as franquias da Eletrobras foram privatizadas em anos anteriores, a equipe de terceirizados cresceu extremamente. Segundo dirigentes, o perfil dos empregados é de 85% de terceirizados na Coelce (Distribuição Ceará) e 90% na Cemar (Companhia Energética do Maranhão).
No mês de julho deste ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski decidiu retirar a Ceal do leilão de privatização das distribuidoras da Eletrobrás. A empresa atua no Estado de Alagoas e a licitação estava marcada para o dia 26 de julho, juntamente com as distribuidoras que atuam no Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e Piauí.
A liminar atendeu o pedido do governo de Alagoas, que avalia ter direito a receber R$ 4 bilhões, em valores atualizados, segundo fontes consultadas pela reportagem. O Estado alegou ao STF que o leilão acarretaria "dano irreparável" ao governo, agravando o endividamento.
O ministro decidiu aceitar o pedido, considerando a iminência do leilão e a proximidade do recesso judiciário.
* Com supervisão da Editoria.
Últimas notícias
Lula aparece à frente de Flávio no 2º turno, mas diferença cai para 5 pontos, diz Quaest
Arapiraca reforça segurança e acolhimento com aquisição de van acessível para o CAPS Nise da Silveira
Arthur Lira confirma pré-candidatura ao Senado e anuncia evento político em Maceió
PRF anuncia Operação Carnaval com foco na preservação de vidas e redução de acidentes em AL
Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer
Carnaval Limpo e Consciente do IMA/AL terá ações durante o final de semana
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
