FHC critica fala de Bolsonaro sobre pedir exílio ou prisão a opositores
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) classificou nesta segunda-feira (22) como "inacreditável" a fala do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, que prometeu fazer uma "faxina" e banir os "marginais vermelhos" do país, em referência aos que apoiam seu adversário, Fernando Haddad (PT). O presidenciável afirmou no domingo (21) que os opositores terão que escolher entre ir "para fora" ou "para a cadeia".
FHC, hoje presidente de honra do PSDB, afirmou que a atitude de Bolsonaro "lembra outros tempos", em uma referência à ditadura militar que durou duas três décadas e matou e torturou opositores. As declarações do tucano foram dadas por meio de postagem no Twitter.

A declaração de Bolsonaro foi transmitida a manifestantes a favor de sua candidatura que estavam na avenida Paulista, em São Paulo, na tarde de domingo.
"Não tem preço as imagens que vejo agora da Paulista e de todo o meu querido Brasil. Perderam ontem, perderam em 2016 e vão perder a semana que vem de novo. Só que a faxina agora será muito mais ampla. Essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão para fora ou vão para a cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria", disse.
A postagem de Fernando Henrique Cardoso acontece no mesmo dia em que o candidato do PT, Fernando Haddad, diz ter telefonado para o tucano para debater o que chamou de escalada de ataques de seu adversário às instituições do país.
À Folha de S. Paulo, Haddad disse que o ex-presidente está muito preocupado com os rumos do Brasil e que, assim como ele, avalia que a democracia "está em jogo" na disputa presidencial deste ano. Nenhum pedido de apoio público foi firmado, segundo a Folha.
Desde o início do segundo turno, Haddad tenta atrair FHC para uma frente democrática contra a candidatura de Bolsonaro, mas não conseguiu o apoio explícito do tucano.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
