FHC critica fala de Bolsonaro sobre pedir exílio ou prisão a opositores

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) classificou nesta segunda-feira (22) como "inacreditável" a fala do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, que prometeu fazer uma "faxina" e banir os "marginais vermelhos" do país, em referência aos que apoiam seu adversário, Fernando Haddad (PT). O presidenciável afirmou no domingo (21) que os opositores terão que escolher entre ir "para fora" ou "para a cadeia".
FHC, hoje presidente de honra do PSDB, afirmou que a atitude de Bolsonaro "lembra outros tempos", em uma referência à ditadura militar que durou duas três décadas e matou e torturou opositores. As declarações do tucano foram dadas por meio de postagem no Twitter.
A declaração de Bolsonaro foi transmitida a manifestantes a favor de sua candidatura que estavam na avenida Paulista, em São Paulo, na tarde de domingo.
"Não tem preço as imagens que vejo agora da Paulista e de todo o meu querido Brasil. Perderam ontem, perderam em 2016 e vão perder a semana que vem de novo. Só que a faxina agora será muito mais ampla. Essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão para fora ou vão para a cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria", disse.
A postagem de Fernando Henrique Cardoso acontece no mesmo dia em que o candidato do PT, Fernando Haddad, diz ter telefonado para o tucano para debater o que chamou de escalada de ataques de seu adversário às instituições do país.
À Folha de S. Paulo, Haddad disse que o ex-presidente está muito preocupado com os rumos do Brasil e que, assim como ele, avalia que a democracia "está em jogo" na disputa presidencial deste ano. Nenhum pedido de apoio público foi firmado, segundo a Folha.
Desde o início do segundo turno, Haddad tenta atrair FHC para uma frente democrática contra a candidatura de Bolsonaro, mas não conseguiu o apoio explícito do tucano.
Veja também
Últimas notícias

Vice-prefeito prestigia posse de novos servidores públicos da Câmara Municipal de Maceió

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (24)

Sindicato de irmão do presidente Lula é alvo de operação da PF por fraudes no INSS

Maragogi dá início às comemorações pelos 150 anos com inaugurações na zona rural

Criança de 11 anos é socorrida após ser atropelada em Santana do Ipanema

Leonardo Dias ressalta legado de Papa Francisco "inspiração para as autoridades eleitas"
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
