Prefeitura de Teotônio Vilela têm “Guarda Municipal” com agentes sem concurso
Lei Federal proíbe a prática
Na contramão do que determina a Lei Federal 13022, a Prefeitura de Teotônio Vilela, região do Agreste alagoano, tem mantido a ‘Guarda Municipal’ com agentes em regime de contrato.
De acordo com as normas gerais estabelecidas legalmente, a “Guarda Civil é formada por servidores públicos”. Nenhum concurso público foi realizado pela prefeitura local para que a citada instituição funcione naquele município, indicando irregularidades.
Ao 7Segundos, o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) informou, através de nota, que já foi formalizada uma denúncia ao Ministério Público apontando a ilegalidade e ressaltou que “não reconhece a equipe de Teotônio Vilela como guarda municipal”.
Confira a nota na íntegra:
“O Sindguarda não reconhece a equipe de Teotônio Vilela como guarda municipal, pois o pessoal que trabalha na função não fez concurso para guarda. A Constituição já prevê que para assumir um cargo público tem que fazer um concurso ou ser comissionado. Mesmo nesta última condição, de comissionado, não pode ser para guarda municipal, porque é uma atividade fim. Nós trabalhamos armados, fardados, temos um curso de preparação e uma legislação federal que é a Lei 13.022/2014. Já fizemos denúncia no Ministério Público referente à contratação desse pessoal, porque está de forma irregular, mesmo desempenhando um excelente trabalho. Vamos reiterar ao Ministério Público o pedido a respeito dessas irregularidades que acontecem em Teotônio e outras cidades, a exemplo de Arapiraca”, afirmou Carlos Pisca, presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas.
Procurada pelo 7Segundos, a Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela divulgou nota na noite desta quarta-feira (7), que pode ser conferida abaixo:
O Município de Teotônio Vilela, Estado de Alagoas, por meio de seu Prefeito, Sr. João José Pereira Filho, vem afirmar que encontra-se em estágio avançado de negociação para a contratação da banca organizadora do futuro concurso público para o preenchimento de vagas das Secretarias Municipais de Teotônio Vilela, entre elas a da Secretária Municipal de Segurança Pública, com a futura nomeação dos Guardas Municipais.
O Prefeito, afirma ainda, o empenho de sua gestão em atender os princípios basilares da Administração Pública, entre eles, concurso público para o provimento de cargos públicos.Por fim, afirma que nos mês de Outubro, foi realizada reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública e assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta, com o Ministério Público Estadual, visando a implementação da segurança pública no âmbito do município de Teotônio Vilela, inclusive com a participação popular para melhor aplicar medida ostensivas e preventivas de segurança pública.
Veja também
Últimas notícias
Justiça Eleitoral começa a convocar mesários para eleições de outubro
Boeing 737 desaparece do radar perto de Karachi, no Paquistão
Mulher fica ferida após colisão em cruzamento no bairro Eldorado, em Arapiraca
Cartão de inscrição do concurso da Guarda Municipal de Maceió está disponível
Morte de criança reforça cobrança de Deputado Fabio Costa por penas mais duras
Renato Filho destaca complexo esportivo do Pilar como modelo de inclusão
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
