Prefeitura de Teotônio Vilela têm “Guarda Municipal” com agentes sem concurso
Lei Federal proíbe a prática
Na contramão do que determina a Lei Federal 13022, a Prefeitura de Teotônio Vilela, região do Agreste alagoano, tem mantido a ‘Guarda Municipal’ com agentes em regime de contrato.
De acordo com as normas gerais estabelecidas legalmente, a “Guarda Civil é formada por servidores públicos”. Nenhum concurso público foi realizado pela prefeitura local para que a citada instituição funcione naquele município, indicando irregularidades.
Ao 7Segundos, o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) informou, através de nota, que já foi formalizada uma denúncia ao Ministério Público apontando a ilegalidade e ressaltou que “não reconhece a equipe de Teotônio Vilela como guarda municipal”.
Confira a nota na íntegra:
“O Sindguarda não reconhece a equipe de Teotônio Vilela como guarda municipal, pois o pessoal que trabalha na função não fez concurso para guarda. A Constituição já prevê que para assumir um cargo público tem que fazer um concurso ou ser comissionado. Mesmo nesta última condição, de comissionado, não pode ser para guarda municipal, porque é uma atividade fim. Nós trabalhamos armados, fardados, temos um curso de preparação e uma legislação federal que é a Lei 13.022/2014. Já fizemos denúncia no Ministério Público referente à contratação desse pessoal, porque está de forma irregular, mesmo desempenhando um excelente trabalho. Vamos reiterar ao Ministério Público o pedido a respeito dessas irregularidades que acontecem em Teotônio e outras cidades, a exemplo de Arapiraca”, afirmou Carlos Pisca, presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas.
Procurada pelo 7Segundos, a Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela divulgou nota na noite desta quarta-feira (7), que pode ser conferida abaixo:
O Município de Teotônio Vilela, Estado de Alagoas, por meio de seu Prefeito, Sr. João José Pereira Filho, vem afirmar que encontra-se em estágio avançado de negociação para a contratação da banca organizadora do futuro concurso público para o preenchimento de vagas das Secretarias Municipais de Teotônio Vilela, entre elas a da Secretária Municipal de Segurança Pública, com a futura nomeação dos Guardas Municipais.
O Prefeito, afirma ainda, o empenho de sua gestão em atender os princípios basilares da Administração Pública, entre eles, concurso público para o provimento de cargos públicos.Por fim, afirma que nos mês de Outubro, foi realizada reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública e assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta, com o Ministério Público Estadual, visando a implementação da segurança pública no âmbito do município de Teotônio Vilela, inclusive com a participação popular para melhor aplicar medida ostensivas e preventivas de segurança pública.
Veja também
Últimas notícias
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
