Cultura

Prefeitura de Arapiraca divulga a programação de sua 1ª Feira Literária

Por Assessoria 09/11/2018 07h07
Prefeitura de Arapiraca divulga a programação de sua 1ª Feira Literária
A editora Imprensa Oficial Graciliano Ramos trará parte de seu rico acervo - Foto: Reprodução

O verbo se fez carne, se fez homem. E este mesmo homem fez, então, toda a frase com sujeito e predicado.

Como é bela a possibilidade de descrever as coisas que estão ao nosso redor. O advento da palavra nos trouxe isso: poder registrar em papel tudo o que está ao alcance dos olhos e dos sentidos.

Mas antes de ela ser impressa e colocada à prova da memória, a palavra foi falada. Foi cantada. Por isso, este ano, já em sua primeira edição, a Feira Literária de Arapiraca (Fliara) faz reverência aos nossos – tão nossos – “Versos Populares”.

É este o tema do evento gratuito que movimentará Alagoas entre os dias 15 e 18 de novembro, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro.

Serão quatro dias em que a palavra estará manifestada em cada canto, em cada conto, em cada conta. Em cada variação daquilo que pode ser chamado de Arte.

A vocação de Arapiraca veio do meio de sua tradicional feira livre, já considerada uma das maiores do Brasil, onde se vendia de tudo: de peças de couro a cordéis, de rolos de fumo a sonhos.

Em uma realização da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ) e da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE), na programação, há saraus, mesas temáticas, oficinas culturais, exposições de artes plásticas e de filmes, piquenique literário – direcionado para as crianças –, venda e doação de livros e muito mais. Tudo isso sempre das 14h às 22h, de forma gratuita, transformando a praça num verdadeiro corredor cultural. Numa verdadeira feira livre da palavra. Mas não livre dela.

 

Banca Mestre Nelson Rosa

Arriete Vilela, Maitê Proença, Jessier Quirino, José Inácio Vieira de Melo, Cícero Manoel, Marlon Silva, Cosme Rogério Ferreira, Nilton Resende, Robson Cavalcante, Marta Eugênia, Jurandir Valença, Wado, Bruno Ribeiro, Zé de Quinô, Laura Emília Araújo, Afrísio Acácio, Luciano José, João Lima, Claudemir Calixto, Cartuxo, Regina Barbosa, Milene Lima, Cárlisson Galdino, Breno Airan, Alexsandro Alves e Milton Rosendo.

Todos estes operários e operárias da palavra vão trabalhar em cima dela na Banca Mestre Nelson Rosa, com as mesas literárias “Versos Populares”; “A Força da Liguagem Popular na Atualidade”; “Engajamento Como Função da Arte Literária”; “Poesia Para Quê? Para Quem?”; “A Representatividade da Mulher na Literatura”; Escrevendo Arapiraca”; “A Produção Cultural e o Fomento Literário no Cenário Nacional”; “O Cotidiano Como Espaço da Escrita”; “As Literaturas Alagoanas”; e “Música e Literatura: Lirismo Presente”.

Esta será a principal banca da feira, com atividades às 16h, 18h e 20h. Apenas na abertura, na próxima quinta-feira (15), é que o horário será de 17h.

 

Banca Café João Caboclo Linho

Neste ambiente especial, haverá um espaço de convivência, performances e lançamentos de livros, contando com um palco aberto, sempre das 17h às 20h.

Os interessados em participar destas investidas para expor os seus trabalhos (sejam eles musicais, teatrais, literários etc.) devem se inscrever até a próxima terça (13) através do [email protected] (saiba mais aqui).

Até a publicação desta matéria, já estavam confirmadas por lá a presença do escritor e ilustrador Frank Kiliel, lançado em inglês seu segundo livro “The Taquar Gates”, às 19h da sexta (16); e da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), a partir das 18h de sábado (17), com mesa-redonda e relançamento de livros de escritores-acadêmicos.

 

Fliarinha e Piquenique Literário

A Fliara é a mãe e a Fliarinha, filha. Dentro da feira, ocorrerá um momento muito especial com um conteúdo voltado para os nossos pequenos arapiraquenses, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) seccional Arapiraca.

Durante todos os dias, das 14h às 18h, haverá oficinas e contação de histórias infantis.

Ali perto, estará acontecendo das 15h às 18h o Piquenique Literário, idealizado pela conselheira tutelar e amantes das letras Joelma Araújo, também com contação de histórias e vivência literária.

 

Museu Zezito Guedes

Numa das mais importantes casas mnemônicas de Arapiraca, o Museu Zezito Guedes, as artes plásticas vão tomar todas as partes com a exposição “Arapiraca e Região em Arte”.

Esta é uma realização do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Arapiraca através de um projeto de extensão, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca.

A mostra se iniciará durante a Fliara e deve se estender até o dia 15 de dezembro, tendo entrada franca.

Com a pintura, participam os artistas Cícero Brito, Cícero Dário Vieira, Dija Florentino, Evoneide Lima, Edimario Calixto, Giovanna Fonseca, Laércio Moreno e Gerzun Lopes.

Já no desenho, temos Aldiclicio dos Santos, Júnior Kowalski, Milena Carolinne, Rafael Lima e Roberto Vieira. Na escultura, Daniele Marques, Jackson Lima e Aderval Monteiro.

Trazendo o String Art, o casal Ruan Teixeira e Camila Costa. E finalizando com traço inovador, em Arte e Tecnologia, Judivan Lopes.

 

Banca dos Livros

A Praça Luiz Pereira Lima estará tomada por estandes. Alguns deles serão dos parceiros da Fliara, como o Sesc, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos (IOGR) – também são apoiadores culturais do evento o Hotel Sol Nascente, o Ifal e a Uneal.

No local, haverá mostra e venda de livros destas editoras convidadas, com destaque para autores alagoanos. A Biblioteca Itinerante do Sesc também estará por lá das 14h às 22h, de quinta (15) a domingo (18).

 

Casa da Cultura e Escola de Artes

Dois pontos estratégicos para o fazer literário (e o aprender em si) serão a Casa da Cultura e a Escola de Artes, que fica logo ao lado da Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima.

Nestes ambientes se darão as oficinas literárias com os autores convidados para a Fliara. Na Casa da Cultura, ainda acontecerá um tour pela Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis.

 

Banca do Artesanato

Dentro da feira haverá uma outra feira: a de produtos dos nossos artesãos e artesãs do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, que abre semanalmente as portas no coração do município.

Eles terão o ensejo de mostrar os símbolos culturais de Arapiraca e comercializar em suas “banquinhas” como antigamente.

 

Banca Leia Mulheres

Prestes a completar um ano de existência, o grupo literário Leia Mulheres Arapiraca alcança seu auge de abrangência: participa da primeira feira de literatura da segunda maior cidade de Alagoas. É um feito e tanto.

E, para isso, as organizadoras estão referenciando uma grande escritora da atualidade, a Conceição Evaristo, para a exposição “A Noite Não Adormece nos Olhos das Mulheres”.

 

Pela praça

Intervenções artísticas deverão ocorrer pela Praça Luiz Pereira Lima, bem como a instalação de vários estandes, a exemplo do da Escola de Ensino Fundamental Tibúrcio Valeriano da Silva, trazendo à baila o seu Clube do Livro Pequeno Príncipe na sexta (16); o estande da Faculdade Fera, com doação e venda de livros de autores da Acala no sábado (17); e em todos os dias da Fliara, o estande da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) com os últimos lançamentos da sua editora.

Por ali, uma aura se montando e se salgando no “sal da terra”, metaforicamente pintado em público e autores, todos da mesma matéria. Todos do mesmo verbo, da mesma palavra.

 

Confira a programação completa aqui.