'Pessoas razoáveis já não têm espaço no Brasil', diz FHC
Ex-presidente atribui polarização do país a Bolsonaro e ao comportamento do PT
Em entrevista ao jornal argentino "Clarín", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que não se apresentaria novamente como candidato a presidente do Brasil porque é "um homem razoável e as pessoas razoáveis já não têm espaço num país polarizado."
O ex-presidente disse que a polarização brasileira não se deve apenas ao presidente eleito Jair Bolsonaro, mas também ao comportamento do PT. "Eles sentenciavam que eram os bons e os demais, os maus. A mim, me acusavam de neoliberal, algo que nunca fui, mas era um modo de dizer que eu não servia."
Indagado sobre se Bolsonaro é um fascista, FHC disse que não. "O fascismo é algo organizado. Ele representa um autoritarismo que pode ter qualquer tipo de base ideológica."
Afirmou, ainda, que não gosta de ver Lula preso. "É ruim para ele e para o país, mas eu respeito a lei."
Sobre Bolsonaro, disse que é preciso esperar e que faria resistência se houvesse "qualquer tentativa autoritária, a isso é preciso colocar freio."
Acrescentou que a sugestão de mudança da embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém foi uma ação "precipitada" do presidente eleito.
"A posição tradicional do Brasil e a minha é a favor do Estado de Israel e da Palestina. Por que adotar outra que pode ser entendida por uma parte como uma provocação?"
FHC concedeu a entrevista em Madri, onde tinha prevista uma visita mais longa, mas que teve de ser interrompida porque sua mulher, Patricia Kundrat, mais de 40 anos mais jovem que ele, passou mal. Então, brincou, "isso me acontece por ter me casado com uma anciã. Da próxima vez, caso com uma mais jovem."
Últimas notícias
Alfredo Gaspar leva sua trajetória de combate ao crime na disputa ao Senado
Mulher é presa acusada de sequestro e cárcere privado contra irmã em Rio Largo
Estudante de 13 anos morre após passar mal dentro de escola em Maceió
Jovem é arrastado por grupo encapuzado e é executado em grota de Maceió
Câmara de Maceió aprova LDO de 2027 com previsão de orçamento de R$ 5,7 bi
Justiça cassa chapa do PSB e mandato de vereador em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
