FPI interdita lixão mantido a céu aberto pela Prefeitura de Senador Rui Palmeira
Um lixão mantido a céu aberto pela Prefeitura de Senador Rui Palmeira, município do Sertão alagoano, foi interditado nesta quarta-feira (18), pela equipe de Resíduos Sólidos e Extração Mineral da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, coordenada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).
Segundo o corpo técnico de fiscalização, a Prefeitura mantém em atividade um espaço para depositar o lixo dentro de área urbana. “O local fica aberto e no momento da fiscalização haviam catadores, crianças e animais no local. Também constatamos que os funcionários não usavam EPIs (Equipamento de Proteção Individual) completos”, conta Marina Tietz, coordenadora da equipe.
No momento da fiscalização um homem que se identificou como funcionário da Prefeitura manuseava o lixo dentro da caçamba munido de uma foice para abrir as sacolas e separar o material reciclável, vestindo roupas inapropriadas e sem luvas.
O secretário de Meio Ambiente do Município foi responsabilizado e encaminhado à Delegacia Regional de São José da Tapera enquadrado no crime de manipulação de substância tóxica perigosa ao meio ambiente em desacordo com as exigências legais conforme artigo 56, primeiro parágrafo e inciso dois da Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente, sendo passível de fiança.
A Prefeitura Municipal ainda foi autuada em mais de 30 mil reais pelo IMA por lançar resíduos sólidos e rejeitos in natura a céu aberto, sem dar a destinação final adequada. Além disso, a gestão foi notificada para que, em dez dias corridos, retire o lixo do local, dando destino correto ao material despejado.
Já o CREA, que também compõe a equipe de Resíduos Sólidos e Extração Mineral, em parceria com IMA, IPHAN, DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e BPA, notificou a Prefeitura para apresentação dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e de Resíduos da Construção Civil (PGRCC).
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
