FPI interdita lixão mantido a céu aberto pela Prefeitura de Senador Rui Palmeira
Um lixão mantido a céu aberto pela Prefeitura de Senador Rui Palmeira, município do Sertão alagoano, foi interditado nesta quarta-feira (18), pela equipe de Resíduos Sólidos e Extração Mineral da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, coordenada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).
Segundo o corpo técnico de fiscalização, a Prefeitura mantém em atividade um espaço para depositar o lixo dentro de área urbana. “O local fica aberto e no momento da fiscalização haviam catadores, crianças e animais no local. Também constatamos que os funcionários não usavam EPIs (Equipamento de Proteção Individual) completos”, conta Marina Tietz, coordenadora da equipe.
No momento da fiscalização um homem que se identificou como funcionário da Prefeitura manuseava o lixo dentro da caçamba munido de uma foice para abrir as sacolas e separar o material reciclável, vestindo roupas inapropriadas e sem luvas.
O secretário de Meio Ambiente do Município foi responsabilizado e encaminhado à Delegacia Regional de São José da Tapera enquadrado no crime de manipulação de substância tóxica perigosa ao meio ambiente em desacordo com as exigências legais conforme artigo 56, primeiro parágrafo e inciso dois da Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente, sendo passível de fiança.
A Prefeitura Municipal ainda foi autuada em mais de 30 mil reais pelo IMA por lançar resíduos sólidos e rejeitos in natura a céu aberto, sem dar a destinação final adequada. Além disso, a gestão foi notificada para que, em dez dias corridos, retire o lixo do local, dando destino correto ao material despejado.
Já o CREA, que também compõe a equipe de Resíduos Sólidos e Extração Mineral, em parceria com IMA, IPHAN, DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e BPA, notificou a Prefeitura para apresentação dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e de Resíduos da Construção Civil (PGRCC).
Veja também
Últimas notícias
Vizinho é preso ao tentar beijo forçado de menor no Litoral Norte de Maceió
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Polícia prende dois suspeitos de chacina ocorrida em Arapiraca em 2008
[Vídeo] Homem é preso após soldar porta da casa da ex durante briga por imóvel em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
