Arapiraca realiza campanha de conscientização sobre o vírus HIV
Arapiraca deu início nesta segunda-feira (3), na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, a campanha de ação e combate ao vírus HIV, o Dezembro Vermelho.
O assunto é tratado com bastante delicadeza, no entanto, é importante salientar a quebra de paradigmas e do preconceito ao estigma.
Só nesta manhã, a Secretaria de Saúde ofertou diversos serviços à população arapiraquense, a exemplo do teste rápido de HIV, distribuição de preservativos, tanto o masculino, quanto o feminino, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
De acordo com a coordenadora do programa HIV/AIDS, Daniela França, é importante que um diagnóstico seja realizado, a fim de, se positivo, dar início ao tratamento.
“Por conta de muitos casos de diagnósticos tardios é muito importante que o diagnóstico seja realizado o quanto antes, e, desta forma, dar início aos procedimentos médicos. Vale salientar que o município tem a capacidade de realizar o teste rápido, basta ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento [CTA]. Lá é feito todo o procedimento e o paciente não precisa se preocupar, pois é sigiloso”, destacou.