Campanha Dezembro Vermelho segue com atividades preventivas
Iniciada no último dia 10, as ações da Campanha Dezembro Vermelho – com ações mobilizadoras em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids – continuam a ser desenvolvidas pela Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e demais parceiros, dando ênfase à prevenção do HIV/Aids e aos Direitos das Pessoas Vivendo com HIV/Aids.
Engajadas na campanha, as unidades de saúde do Município já vêm reforçando, durante todo este mês, as ações educativas e as orientações, além de ampliar a oferta de testes rápidos à população geral e grupos prioritários, como gays, profissionais do sexo e usuários de álcool e outras drogas.
Seguindo a programação da campanha, a ONG Pró Vida promove, entre os dias 23 e 26 deste mês, o Seminário Estadual de Formação INTERAGIR, que acontece no Estádio Rei Pelé, no Trapiche da Barra. As atividades do final de semana também incluem, no sábado (24), a realização de um CTA Itinerante, com a disponibilização de testes rápidos para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C, das 8h às 12h, na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes.
Uma das ações mais esperadas da campanha, no entanto, irá acontecer na Praça Multieventos, das 9h às 22h, no dia 1º de dezembro. É a ação “Virada pelo Amor”, que vai reunir, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, ações educativas, um CTA itinerante e o Show da Diversidade, com inúmeras atrações musicais a partir das 14h.
A campanha do Dezembro Vermelho é realizada em todo o País anualmente e tem como foco a prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o HIV/Aids. Este ano, quando se completa 30 anos de criação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o tema escolhido para marcar a data foi “Conheça seu estado sorológico para o HIV”, que tem como objetivo conscientizar os indivíduos de todo o mundo sobre a importância da testagem.
O Dia Mundial teve origem durante a Cúpula Mundial de Ministros de Saúde sobre Programas de Prevenção à Aids, em 1988. Desde então, estimulados pelas agências do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unaids), governo e sociedade civil se unem nessa data para promover ações relacionadas à questão.
Em Maceió, a campanha conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, Governo do Estado, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fundação Cultural de Maceió, Secretaria Estadual de Cultura, Sesc Alagoas, Sococo, Academia Top, Sesi Alagoas, Polícia Militar, SMTT, Sindprev, Ademi/AL e Sandubaria do Careca.
Também integram essa parceria o Grupo Gay de Maceió, Grupo Gay de Alagoas, Afinidades GLSTAL, Articulação Brasileira de Gays, Aliança Nacional LGBT, Pró Vida, Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), Central LGBT de Alagoas, Rede Gay do Brasil, Central de Movimentos Populares de Alagoas, Associação Nacional de Travestis e Transexuais e SOHMOS GLBT Arapiraca.
Veja também
Últimas notícias
Ação do prefeito Ronaldo Lopes reduz pela metade taxas anuais para taxistas e mototaxistas de Penedo
Charles Pacheco participa de Marcha Municipalista em busca de avanços para São Sebastião
Conselho Tutelar reage após ser acusado de omissão por youtuber de 16 anos
Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea no Ifal do Benedito Bentes
Obras de drenagem e pavimentação avançam na comunidade Sabiá, em Palmeira dos Índios
Reação de Sérgio Moro à fala de Flávio Bolsonaro sobre encontro com Daniel Vorcaro repercute nas redes sociais
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
