Mutirão encaminha mais de mil crianças para tratamento de anemia
Ação faz parte do Programa da Primeira Infância de Alagoas (CRIA) e aconteceu em seis municípios, atendendo 1.910 crianças
O Programa da Primeira Infância de Alagoas (CRIA) encerrou esta semana o mutirão de avaliação da taxa de ferro e encaminhou cerca de 1.000 crianças para tratamento de anemia, num total de 1.910 atendidas, em seis municípios alagoanos.
O objetivo da ação foi identificar as crianças entre 6 a 24 meses que estão com anemia e encaminhá-las para tratamento. Além disso, todos os pais receberam orientação nutricional e puderam avaliar o crescimento dos pequeninos.
As avaliações foram feitas por meio de um exame de sangue. O resultado saiu na hora e as crianças já foram consultadas por nutricionistas. As que estão com anemia foram encaminhadas para tratamento e receberão dose de sulfato ferroso e vitamina A. Na ocasião os agentes de saúde e a equipe do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), que coordenou a ação, e é parceiro do CRIA, realizaram a avaliação antropométrica detalhada.
Segundo a nutricionista e pesquisadora do CREN, Ana Paula Clementino, os efeitos da deficiência de ferro em crianças são os mais impactantes e têm consequências adversas significativas para a saúde, com atraso no desenvolvimento cognitivo e motor, fadiga e baixa produtividade. “É a terceira principal causa global de incapacidade, com impacto na saúde, educação, economia e na produtividade de toda uma nação”, explicou Ana Paula.
Capacitação
A pesquisadora chamou atenção para dados de estudos publicados no Brasil que mostram inadequações na alimentação de crianças, sobretudo entre as menores de dois anos. “O desmame precoce, alimentação complementar inapropriada e o alto consumo de alimentos industrializados contribuem para o desenvolvimento das carências nutricionais, principalmente de ferro e vitamina A”, falou.
A equipe de nutrição do CREN, que é parceira do CRIA, realizou o mutirão nos seis municípios que participam do Programa da Primeira Infância. Pilar, São Luiz do Quitunde, Murici, Teotônio Vilela, Pão de Açúcar e Batalha receberam as equipes durante os meses de novembro e dezembro, com o apoio das secretarias municipais de saúde. Os relatórios finais do mutirão serão entregues aos secretários municipais de saúde para que possam desenvolver políticas de saúde voltadas ao combate da anemia.
Veja também
Últimas notícias
Tio não aceita relacionamento de sobrinha e ameaça casal com arma em Arapiraca
Jovem é detido em flagrante com crack no município de Palmeira dos Índios
Homem embriagado é detido após ameaçar morador com faca de cozinha em Igaci
Foragido da Justiça é preso drogas e esposa é detida por agredir policiais em Maceió
Ex-presidiário é preso por perseguir irmã e sobrinha com faca no meio da rua em Arapiraca
Governo de Alagoas publica comissões organizadoras para concursos da Polícia Civil e da Fapeal
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
