Municípios incluem educação nas ações do Conisul
17 prefeituras poderão fazer compras coletivas de kits escolares com desconto
Junqueiro foi o último município da Região Sul a aprovar, nesta quarta-feira (02), o Projeto de Lei que altera o Protocolo de Intenções do Conisul, que nas mudanças no regimento incluiu a entrada do item educação dentro do elenco de ações e projetos a serem executados por intermédio ou com apoio da instituição.
Além de manter as compras compartilhadas de medicamentos, materiais odontológicos e hospitalares, material elétrico e de informática, permanecem os serviços de saúde (consultas, exames e cirurgias reguladas pelo Consórcio), os 17 municípios da Região dão continuidade ao projeto Melhoria da Educação, da Fundação Itaú Social, realizado pela Oficina Municipal e iniciado em julho de 2018.
Entre as prerrogativas para a continuidade do projeto está a aprovação junto as Câmaras de Vereadores. A iniciativa é financiada pela Fundação e não incide em qualquer custo as prefeituras. Com o projeto sendo executado na educação, a expectativa do Conisul é abrir o pregão para a compra dos kits escolares que são fornecidos pelo município, com expectativa de economia de pelo menos 30% no valor total da compra.
“É fundamental que haja a participação do Legislativo na tomada de decisões que envolve uma mudança na educação, que passa a ser trabalhada de forma regionalizada. O projeto pretende trabalhar as fragilidades comuns a todos os municípios, identificando e revertendo os problemas, de modo a envolver gestores e estudantes, num grande pacto pela transformação”, explica a presidente, prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira.
O Programa Melhoria da Educação tem como objetivo fortalecer gestores municipais de modo a contribuir com o aprimoramento dos processos e das estruturas de gestão educacional, bem como com o desenvolvimento da atuação regional no âmbito da Educação. Desde que foi criado, em 1999, já ofereceu capacitação a cerca de 3.500 gestores de mais de 1.050 municípios, em 17 estados brasileiros.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
