Ifal Arapiraca oferta 80 vagas em cursos superiores pelo Sisu
Candidatos que fizeram o Enem precisam fazer a inscrição pela internet, entre os dias 22 e 25 de janeiro

Pela primeira vez, o Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca, vai ofertar dois cursos superiores gratuitos. Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 vai poder optar pela licenciatura em Letras-Português (vespertino) ou pelo bacharelado em Sistemas de Informação (noturno), pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.
Os novos cursos estão na lista do Sisu e as inscrições começam no dia 22 de janeiro. O candidato que participou do Enem 2018 e obteve nota na Redação diferente de zero deve acessar o site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) até o dia 25 de janeiro e informar, em ordem de preferência, as opções de vaga, especificando a instituição de ensino, o curso e a modalidade de concorrência.
No campus Arapiraca são ofertadas 40 vagas para cada curso, sendo 20 para a ampla concorrência e outras 20 reservadas para atender à Lei nº 12.711/2012 de cotas.
De acordo com o Sisu, o resultado da primeira chamada está previsto para ser divulgado no dia 28 de janeiro.
Letras-Português
O curso oferecido pelo Ifal Arapiraca vai ter diferencial entre os da região, pela abordagem pautada na Linguística. Além disso, terá uma identidade específica para as necessidades do Agreste e vai abordar a Literatura de forma diferencial. “A gente ofertará a literatura portuguesa, a brasileira, mas também as literaturas africanas de língua portuguesa e a literatura juvenil”, conta Adriana Nunes, coordenadora da graduação.
Para o mercado de trabalho, foi feita uma pesquisa de viabilidade do curso, que registrou 55 escolas públicas de nível médio e fundamental com necessidade de professores formados na área. Sem considerar escolas privadas e os 20 municípios da região que o Ifal Arapiraca atende.
Sistemas de Informação
O profissional formado no curso vai poder atuar na gestão, desenvolvimento, aplicação e avaliação de Sistemas de Informação em empresas e na sociedade em geral, com o objetivo de resolver problemas organizacionais e sociais com o uso da Computação e de suas tecnologias associadas (Tecnologia da Informação).
O curso será único na região e veio para diminuir o deficit de profissionais do setor. O estudo de viabilidade mostra que, de acordo com o Índice Brasscom de Convergência Digital (IBCD), a estimativa é que o Brasil chegue a 2020 com uma carência de 750 mil profissionais de tecnologia da informação e comunicação.
“A oferta do curso de Sistemas de Informação vem para suprir não só a demanda do mercado por profissionais da área, mas também para preencher uma lacuna de formação superior, pública e de qualidade existente no município de Arapiraca e em cidades vizinhas. Além disso, o curso noturno nos permitirá capacitar alunos que muitas vezes deixam de cursar uma faculdade por incompatibilidade de horário entre as aulas e o trabalho”, explica o coordenador do curso, Társis Marinho.
Ifal Arapiraca
O campus fica localizado na rodovia estadual AL-110, no bairro Senador Arnon de Melo, em Arapiraca. As atividades do Ifal em Arapiraca começaram em 2010, mas a sede da instituição foi inaugurada em outubro de 2018. No quadro de ensino presencial, estão os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Informática e Eletroeletrônica e os cursos técnicos subsequentes de Eletroeletrônica e Logística. O campus também oferece turmas de pós-graduação de Ensino das Ciências e Matemática e Linguagem e Práticas Sociais.
Veja também
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
