Ifal Maceió leva à Portugal pesquisa de Informática aplicada à Saúde
Aliar a utilização da tecnologia à possibilidade de monitoramento da saúde de um usuário portador de doença neurodegenerativa não é uma tarefa fácil nem trivial. Mas é esta a proposta de pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Alagoas – Ifal, Campus Maceió, apresentada na Conferência de Informática aplicada à Saúde (HCist – International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies, evento que acontece dentro do CENTERIS - Conference on ENTERprise Information Systems), na cidade de Lisboa, em Portugal, que revela as novidades da tecnologia em prol da saúde e qualidade de vida.
Os pesquisadores Leonardo Melo de Medeiros (coordenador do curso técnico de Informática do campus Maceió) e Taígo Ítalo Pedrosa (estudante do 3º ano do curso técnico de Informática para Internet e bolsista de iniciação científica) apresentaram no evento um sistema de monitoramento de tremores da doença de Parkinson. A pesquisa também tem a participação do aluno Felipe Vasconcelos e do professor Leandro da Silva, também do Ifal Maceió. A inovação consiste num aplicativo, instalado em smarthphones, que mensura os tremores decorrentes do Parkinson.
O monitoramento acontece de forma simples, espontânea e não invasiva, pois o aplicativo é acionado automaticamente quando o usuário recebe ou efetua uma chamada pelo celular, e ao segurar o telefone os seus reflexos e movimentos são monitorados e mensurados.
A partir dos movimentos e tremores captados, o aplicativo de monitoramento, chamado “Meu Parkinson Diário”, gera gráficos e pequenos relatórios que, levados ao conhecimento médico, possibilitam o acompanhamento mais eficaz da doença. A tecnologia permite avanços no tratamento pois possibilita ajustes na medicação, caso sejam necessários, e até intervenções nos hábitos do paciente, possibilitando a melhora de sua qualidade de vida.
O desenvolvimento do aplicativo é resultante de pesquisas realizadas no Ifal Maceió, com coleta de dados e testes reais de uso aplicados em pacientes, para verificar a eficácia do aplicativo. O resultado da pesquisa gerou a submissão de um artigoaprovado para apresentação na conferência em Lisboa.
O estudante Taígo Ítalo revela que ficou maravilhado com a oportunidade de participação no evento “Era uma conferência com muitos pesquisadores com graduação, mestrado ou doutorado. Sou um estudante do nível médio e tive o privilégio de participar”, destaca o estudante, que representou o Ifal no evento internacional.
O professor e pesquisador Leonardo Medeiros destaca que é um avanço para o Ifal ter mais um trabalho nas área de tecnologia e saúde apresentado em âmbito internacional. “Isto fortalece o nome e a visibilidade do Instituto como um pólo de inovação, além de nos possibilitar muitas parcerias para o avanço e aplicação da pesquisa”, avalia.
Em 2019, o aplicativo deve passar por alguns ajustes e ser disponibilizado gratuitamente para download pelo PlayStore.
Veja também
Últimas notícias
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, diz governador
Homem é preso suspeito de espancar avô de 79 anos no Feitosa, em Maceió
Governo de Alagoas antecipa salário dos servidores estaduais para 23 de junho
Polícia Civil prende suspeito de roubar joias durante assalto em restaurante de Maceió
Hemoal fará coletas de sangue em Palmeira dos Índios nesta quinta-feira (18)
Governo entrega creche e ginásio e autoriza nova escola em Poço das Trincheiras
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
