[Vídeo] Prefeitura não amplia cemitério da Bananeira mesmo com materiais disponíveis
Município diz que licitação está na fase final, conforme nota
Se um morador da Vila Bananeiras morrer hoje, além da tristeza de perder o ente querido, os familiares terão que lidar com outra difuldade: onde enterrar o corpo? O cemitério João Paulo II está superlotado há anos e somente as famílias que já possuem sepultura podem enterrar no local, desde que o sepultamento anterior tenha ocorrido há mais de um ano.
De acordo com o presidente da associação que representa os moradores da comunidade Piauí, Antônio Paiva que fica na Bananeira, as opções de cemitério mais próximas seriam nos povoados Lagoa Seca e Pau d'Arco - este também já superlotado, mas elas não agradam as famílias, porque torna necessário pegar um transporte para fazer "visitas" ao parente falecido.
"Todos os meses, nós vamos à prefeitura cobrar a ampliação do cemitério da Bananeira e eles prometem, prometem, mas não cumprem. Sempre dizem que irão resolver no mês seguinte, mas não fazem", afirmou Antônio Paiva.
E a solução para resolver o problema "é simples e barata", nas palavras dele. Um terreno de duas tarefas de área adjacente ao cemitério foi comprado na gestão da ex-prefeira Célia Rocha e até mesmo os tijolos para ampliar o muro, doados pelos vereadores Léo Saturnino (MDB) e Fábio Henrique (PCdoB) há mais de dois anos, estão no local.
"Só falta mesmo a prefeitura mandar trabalhadores pra levantar, mas fica colocando uma série de dificuldades, falando que precisa de licitação, de licenciamento ambiental junto ao IMA. Mas não precisa de licenciamento se o cemitério já existe e apenas será ampliado. O próprio IMA já confirmou isso para a gente", ressaltou o presidente da associação.
Além do cemitério João Paulo II, da Vila Bananeiras, outras comunidades também passam por dificuldades para fazer sepultamentos, como Vila Pau d'Arco e Cangandu. No total, Arapiraca administra 13 cemitérios públicos. O maior deles é o Santo Antônio, localizado no bairro Verdes Campos.
Conforme nota encaminhada para o 7Segundos, a prefeitura de Arapiraca afirmou que o processo licitatório para ampliação dos cemitérios está na fase final:
"A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Infraestrutura, informa que o processo sobre o projeto de ampliação dos cemitérios municipais encontra-se em fase final de licitação. Na próxima terça-feira (15) haverá abertura para proposta de preços."
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
