Prefeitura de Palmeira solicita inspeção na Barragem da Mata da Cafurna
Os ofícios foram protocolados nesta sexta-feira (1), em Maceió
A Prefeitura de Palmeira do Índios, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, solicitou aos órgãos, Funai, Ima, Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e CREA, que enviem técnicos para realizar uma inspeção na Barragem da Mata da Cafurna, localizada em terras indígenas Xucuru-Kariri. Os ofícios foram protocolados nesta sexta-feira (1), em Maceió, pelo secretário municipal da Defesa Civil Flávio Emílio.
Na quinta-feira (31), o engenheiro civil José Antônio de Melo, especialista em projetos de barragens, que trabalhou por mais de trinta anos no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), e atualmente trabalha na prefeitura, apresentou um Laudo de Avaliação Técnica das condições da Barragem da Mata da Cafurna ao prefeito Júlio Cezar. Segundo o documento, assinado pelo engenheiro, “a Barragem não oferece nenhum risco iminente de ruptura”.
O engenheiro verificou apenas a necessidade de um pequeno conserto na ombreira esquerda da Barragem e recomendou que ela seja incluída em um Programa de Inspeção, por parte dos órgãos competentes, ANA, Funai, Ibama, Ima e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou uma lista de 26 barragens, em Alagoas, que terão fiscalização priorizada. Algumas foram classificadas de risco alto e com dano potencial associado alto. A barragem da Mata da Cafurna não aparece no relatório da ANA.
O prefeito Júlio Cezar disse que está seguindo as orientações que o Laudo Técnico pede. “Este Laudo é assinado por um profissional da engenharia, que tem mais de 30 anos de serviços e de experiência no assunto. Estamos seguindo suas recomendações. Por isso, determinei que o nosso secretário da Defesa Civil encaminhasse ofício aos órgãos competentes, pedindo que realizem relatórios de segurança de todas as nossas barragens. Quando se trata de segurança o melhor é pecar por excesso ”, ressaltou o prefeito.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
