Prefeitura de Palmeira solicita inspeção na Barragem da Mata da Cafurna
Os ofícios foram protocolados nesta sexta-feira (1), em Maceió
A Prefeitura de Palmeira do Índios, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, solicitou aos órgãos, Funai, Ima, Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e CREA, que enviem técnicos para realizar uma inspeção na Barragem da Mata da Cafurna, localizada em terras indígenas Xucuru-Kariri. Os ofícios foram protocolados nesta sexta-feira (1), em Maceió, pelo secretário municipal da Defesa Civil Flávio Emílio.
Na quinta-feira (31), o engenheiro civil José Antônio de Melo, especialista em projetos de barragens, que trabalhou por mais de trinta anos no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), e atualmente trabalha na prefeitura, apresentou um Laudo de Avaliação Técnica das condições da Barragem da Mata da Cafurna ao prefeito Júlio Cezar. Segundo o documento, assinado pelo engenheiro, “a Barragem não oferece nenhum risco iminente de ruptura”.
O engenheiro verificou apenas a necessidade de um pequeno conserto na ombreira esquerda da Barragem e recomendou que ela seja incluída em um Programa de Inspeção, por parte dos órgãos competentes, ANA, Funai, Ibama, Ima e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou uma lista de 26 barragens, em Alagoas, que terão fiscalização priorizada. Algumas foram classificadas de risco alto e com dano potencial associado alto. A barragem da Mata da Cafurna não aparece no relatório da ANA.
O prefeito Júlio Cezar disse que está seguindo as orientações que o Laudo Técnico pede. “Este Laudo é assinado por um profissional da engenharia, que tem mais de 30 anos de serviços e de experiência no assunto. Estamos seguindo suas recomendações. Por isso, determinei que o nosso secretário da Defesa Civil encaminhasse ofício aos órgãos competentes, pedindo que realizem relatórios de segurança de todas as nossas barragens. Quando se trata de segurança o melhor é pecar por excesso ”, ressaltou o prefeito.
Veja também
Últimas notícias
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
