Prefeitura de Palmeira solicita inspeção na Barragem da Mata da Cafurna
Os ofícios foram protocolados nesta sexta-feira (1), em Maceió

A Prefeitura de Palmeira do Índios, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, solicitou aos órgãos, Funai, Ima, Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e CREA, que enviem técnicos para realizar uma inspeção na Barragem da Mata da Cafurna, localizada em terras indígenas Xucuru-Kariri. Os ofícios foram protocolados nesta sexta-feira (1), em Maceió, pelo secretário municipal da Defesa Civil Flávio Emílio.
Na quinta-feira (31), o engenheiro civil José Antônio de Melo, especialista em projetos de barragens, que trabalhou por mais de trinta anos no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), e atualmente trabalha na prefeitura, apresentou um Laudo de Avaliação Técnica das condições da Barragem da Mata da Cafurna ao prefeito Júlio Cezar. Segundo o documento, assinado pelo engenheiro, “a Barragem não oferece nenhum risco iminente de ruptura”.
O engenheiro verificou apenas a necessidade de um pequeno conserto na ombreira esquerda da Barragem e recomendou que ela seja incluída em um Programa de Inspeção, por parte dos órgãos competentes, ANA, Funai, Ibama, Ima e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou uma lista de 26 barragens, em Alagoas, que terão fiscalização priorizada. Algumas foram classificadas de risco alto e com dano potencial associado alto. A barragem da Mata da Cafurna não aparece no relatório da ANA.
O prefeito Júlio Cezar disse que está seguindo as orientações que o Laudo Técnico pede. “Este Laudo é assinado por um profissional da engenharia, que tem mais de 30 anos de serviços e de experiência no assunto. Estamos seguindo suas recomendações. Por isso, determinei que o nosso secretário da Defesa Civil encaminhasse ofício aos órgãos competentes, pedindo que realizem relatórios de segurança de todas as nossas barragens. Quando se trata de segurança o melhor é pecar por excesso ”, ressaltou o prefeito.
Veja também
Últimas notícias

Polícia Civil identifica condutor que provocou acidente com três mortos em Cacimbinhas
![[Vídeo] Após chuvas, telhado de residência desaba e assusta moradores em Matriz de Camaragibe](https://img.7segundos.com.br/DwG08FmXp6dG50oTBsXSToIjoxM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-05-at-081416.jpeg)
[Vídeo] Após chuvas, telhado de residência desaba e assusta moradores em Matriz de Camaragibe

Assembleia Legislativa retoma os trabalhos nesta terça-feira

Homem é preso com maconha, crack, cocaína e munições em Arapiraca

Mulher compra veículo roubado e é autuada por receptação em Palmeira dos Índios

Homem finge interesse por moto e tenta furtá-la durante test-drive em feira de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
