Festa da padroeira: chegada da cavalgada emociona fiéis que lotaram a praça
A imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho veio pela quarta vez nas mãos da amazona Cristina Mércia

Depois de passar pelas cidades de Bom Conselho-PE, Rainha Isabel-PE, Palmeira dos Índios-AL e Igaci-AL, a réplica da imagem da padroeira de Arapiraca ainda percorre mais 8km assim que entra nos limites do município agrestino.
Os cavaleiros e amazonas da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa) apenas param para almoçar após concluírem o mesmo trajeto feito por Manoel André, o fundador.
Ele veio do interior pernambucano até aqui, em 1864, carregando a imagem de Nossa Senhora da Guia. E houve certa confusão assim que ele chegou. Segundo relatos, alguém teria gritado: “Viva Nossa Senhora do Bom Conselho!”. E o coro se formou.
A referência era à cidade de onde ela vinha, não à santa em si. Mas para o empresário José Levino, de 66 anos de idade, isso é indiferente. “Nossa Senhora é uma só; a mãe de Jesus”, diz.
E complementa: “Esta cavalgada remonta àquele mesmo sentimento primeiro. Do povo vendo a chegada da santa, vindo a cavalo. A história se repetindo, se refazendo, revivendo. Ela deve sempre ser contada e recontada. A cavalgada já virou tradição”.
De fato, há quase duas décadas a Acesa, com o apoio direto da Prefeitura de Arapiraca, faz este percurso, realizando paradas estratégias nos municípios e povoados. São ao todo três dias de viagem, com os animais tendo todo tratamento veterinário devido.
Para José Levino, este zelo com o cavalo se reflete também em que está montado nele. “A gente se emociona vendo o povo na plateia encantado com a chegada da santa. Os cavaleiros e amazonas, igualmente emocionados. É uma manifestação não só de fé, mas cultural. Faz parte da nossa Arapiraca”, pontua ele, que sempre foi católico.
“Agora é só agradecer pelas bênçãos e desejar o melhor para os outros”, conclui. Ele hoje está à frente do RodoCenter, Hotel Sol Nascente, Reserva e Jardins Perucaba e Grupo Coringa e deve tudo isso à interseção divina – especialmente de Maria Mãe do Céu.
Diante de seu olhar concentrado, a réplica da padroeira chegou por volta das 16h30 deste sábado (2) com uma recepção calorosa do público, que lotou o Largo Dom Fernando Gomes, no Centro de Arapiraca.
A imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho veio pela quarta vez nas mãos da amazona Cristina Mércia, de 30 anos, que estava também a caráter, o que deu uma aura ainda mais bonita ao ato religioso. Ela a entregou nas mãos das autoridades religiosas presentes, o bispo diocesano dom Valério Brêda, o bispo emérito dom Hildebrando Costa e o pároco e padre Antenor Montenegro Jr. Em seguida, quem a segurou firmemente foi o prefeito Rogério Teófilo.
Neste momento, foi a hora da procissão que percorreu as principais ruas do Centro, com novas demonstrações de fé. A todo momento, a organização do evento puxava o canto e as orações, trazendo sempre o povo para perto da celebração.
Na volta, a missa campal ecoou as bem-aventuranças pela praça pública repleta de fiéis. E este ano é especial: a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho está fazendo 75 anos. Viva!
Veja também
Últimas notícias

Dentista investigada por aplicar silicone industrial em pacientes tem registro profissional suspenso temporariamente

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
