Ortopedista faz alerta sobre peso de mochilas escolares
Hospital participa de campanha com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
A volta às aulas é um período em que crianças e adolescentes utilizam mochilas para carregar os livros didáticos, cadernos, lápis, estojos e até brinquedos para a escola.
Os modelos e os preços são os mais diversos, mas a escolha correta da mochila é muito importante para a saúde dos jovens.
Por conta disso, o Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca aderiu à campanha da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Regional de Alagoas, para orientar as pessoas acerca do uso correto desse tipo de acessório.
A recomendação é de que a mochila tenha até 10% do peso de uma criança, informa o médico-ortopedista Raimundo de Araújo Filho, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em Alagoas.
“Se o peso não for bem distribuído, ele pode provocar postura incorreta e, também, problemas na coluna vertebral da criança e repercutir na vida adulta”, alerta Raimundo de Araújo.
O especialista adianta que o peso deve ser bem distribuído entre os dois ombros. O médico do HE do Agreste orienta os pais optarem por mochilas com alças largas, de no mínimo quatro centímetros, e orientar a criança para nunca carregar a mochila por uma única alça.
“O correto é ajustar as alças para que a mochila fique bem encostada ao corpo, com a base cinco centímetros acima da linha da cintura’, salienta.
Em relação às mochilas com rodinhas, Raimundo de Araújo diz que esse acessório também pode provocar lesões. O ortopedista recomenda que a alça que a criança puxa deve estar no nível da cintura e o braço estendido.
“Esse tipo de procedimento deve ser alternado a cada 15 minutos, com a troca de braços, para evitar o peso em um dos lados do corpo”, explica.
O médico do Hospital de Emergência Daniel Houly aconselha os pais ou responsáveis verificar sempre a postura dos filhos no uso das mochilas. “O sobrepeso no acessório e o uso incorreto podem gerar problemas não só os ombros, mas nos quadris, joelhos e tornozelos das crianças e adolescentes”, complementa o ortopedista.
Veja também
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
