OMS enumera dez principais ameaças à saúde em 2019
A lista contém doenças que podem ser evitadas por vacina, situações de resistência a medicamentos e até questões relacionadas à mudança climática e crises humanitárias

A Organização Mundial da Saúde (OMS) enumerou as dez principais ameaças à saúde global em 2019. A lista contém doenças que podem ser evitadas por vacina, como é o caso do sarampo, situações de fatores resistentes a medicamentos, problemas gerados por obesidade e ausência de atividades físicas, além de questões relacionadas à mudança climática e crises humanitárias.
A lista aborda primeiramente as mudanças climáticas e seus efeitos. Segundo a OMS, a poluição do ar é considerada o maior risco ambiental para a saúde e resulta na morte prematura de sete milhões de pessoas todos os anos em decorrência de enfermidades como câncer, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares e pulmonares.
Em seguida, aparecem doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, que, de acordo com a OMS, são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo.
Uma pandemia também preocupa a Organização Mundial da Saúde. Segundo a entidade, o mundo enfrentará outro surto global de influenza, mas não especificou quando. A doença é transmitida através de um vírus e provoca febre, dores de garganta e outros sintomas. Em casos mais graves, a infecção viral pode causar a morte.
Outra preocupação da entidade se volta a mais de 22% da população mundial, que vive em locais onde crises prolongadas podem ter relação com a seca, fome, conflitos e deslocamento populacional. Isso porque a maioria dessas pessoas ficam sem acesso aos cuidados básicos de que necessitam.
A capacidade de bactérias, parasitos, vírus e fungos resistirem a medicamentos também liga o alerta da OMS. Ebola e dengue também estão na lista de preocupações da entidade para 2019. Completam a lista a atenção primária de saúde mais frágil, a relutância para vacinação e o HIV.
Veja também
Últimas notícias

Comitiva com seis deputados visita Craíbas hoje para apurar denúncias contra mineração

Corpo em estado de decomposição é achado em rio da divisa de Alagoas e Pernambuco

Mulher ameaça a própria filha com foice por ciúmes do companheiro em Limoeiro de Anadia

Marido bêbado agride e esfaqueia esposa no município de Messias

Filho agride mãe e foge após briga por drogas em Arapiraca

Teca Nelma cobra transparência sobre mudanças na gestão da Fejal e futuro do Cesmac em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
