OMS diz que poluição mata 600 mil crianças todos os anos
Segundo relatório, 93% da população convive com índices de poluição acima do recomendado

A poluição do ar mata cerca de 600 mil crianças todos os anos e causa sintomas que variam de perda de inteligência a obesidade e infecções de ouvido. E o pior, há uma limitação ao que os pais podem fazer, afirma um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançado nesta segunda-feira (29).
Pais devem tentar evitar a poluição do ar dentro das casas utilizando óleos menos poluentes para cozinhar e na calefação e não devem fumar, mas para reduzir a exposição das crianças ao ambiente poluído eles podem precisar fazer lobby por políticas públicas mais eficientes para lidar com a questão.
“O ar poluído está envenenando milhões de crianças e arruinando suas vidas”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em comunicado.
Cidades da Ásia, África e América Latina estão entre as mais afetadas.
“Isso é imperdoável. Toda criança deveria poder respirar ar limpo para que possam crescer e alcançar seu máximo potencial.”
O relatório da OMS, “Receitando Ar Limpo”, divulgado durante conferência em Genebra, na Suíça, estima que 93% das crianças estejam expostas cotidianamente à poluição do ar.
Maria Neira, chefe de determinantes ambientais de saúde da OMS, disse que as descobertas preocupantes destacadas no estudo, incluindo a evidência de que a poluição causa partos prematuros ou natimortos, bem como doenças na vida adulta, deveriam levar a mudanças de políticas ambientais ao redor do mundo.
9 EM CADA 10
pessoas no mundo respiram ar poluído
7 MILHÕES
de mortes por ano são relacionadas a doenças causadas pela poluição do ar
3 BILHÕES
de pessoas no mundo não tem acesso a um fogão, e são suscetíveis à poluição doméstica
Veja também
Últimas notícias

Governo de Alagoas entrega Escola do Coração e Creche Cria em Taquarana, nesta terça-feira

Padre de Penedo é suspeito de tentativa de estupro contra jovem de 20 anos

Sefaz inaugura atendimento por videochamada para advogados e contabilistas

Colisão entre motocicletas deixa homem de 41 anos ferido em Arapiraca

Objeto na pista pode ter causado acidente fatal com motociclista grávida em Maceió

Comércio de Arapiraca: Corpus Christi e Dia do Comerciário têm regras para funcionamento
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
