Moedas raras estão expostas em uma das maiores coleções privadas do país
As peças estão expostas no Espaço Olavo Setúbal

Uma das mais valiosas moedas brasileiras, a Peça da Coroação, está em exposição permanente em São Paulo e pode ser vista gratuitamente em uma das mais completas coleções privadas de numismática do país, abrigada no prédio do Itaú Cultural, na Avenida Paulista.
Visitei o local recentemente e me impressionei com a quantidade e a qualidade dos materiais expostos, o que faz desta visita um dos passeios imperdíveis na capital paulista para quem gosta de numismática. Fiz algumas fotos (que ilustram este post) da exposição, que conta 395 objetos numismáticos.
As peças estão expostas no Espaço Olavo Setúbal, que ganhou esse nome em homenagem a um dos donos do Itaú que, em 1969, começou a colecionar objetos de arte, documentos históricos, ilustrações, mapas, livros entre outras coisas que ajudassem a contar a história do Brasil nos últimos 500 anos.
A Peça da Coroação completará 200 anos em 2022. Ela foi cunhada em ouro no valor de 6.400 réis pela Casa da Moeda do Rio de Janeiro e apresentada na coroação de D. Pedro 1º logo após a Independência do Brasil.
O problema é que o imperador não gostou do resultado e suspendeu a cunhagem. O motivo foi o seu busto nu com uma coroa de louros na cabeça, à moda dos imperadores romanos. Ao todo, foram cunhados apenas 64 exemplares, proibidos de entrar em circulação.
Atualmente, só existem 16 exemplares da moeda e alguns estão expostos no Rio de Janeiro e em Brasília. Entre as outras peças numismáticas expostas estão moedas, medalhas, barras de ouro e condecorações desde a entrada dos portugueses no Brasil até os dias atuais.
Há, por exemplo, até exemplares holandeses, os primeiros cunhados em território brasileiro, em 1645, no Recife, em Pernambuco, durante a invasão holandesa no Nordeste do país.
Veja também
Últimas notícias

Câmara de Maceió publica portaria com afastamento de servidores acusados de cometer rachadinha

Concurso da Polícia Federal: inscrições começam nesta terça, com salários de até R$ 11 mil
Carlinhos Maia celebra pavimentação da Vila Primavera e destaca parceria entre Prefeitura de Penedo e Governo de AL

Caio Bebeto exige convocação na Câmara de Maceió após afastamento de Siderlane Mendonça

Caminhoneiro é agredido com pedrada ao tentar impedir saque de carga em Flexeiras

Colisão entre moto e animal deixa homem ferido na AL-101, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
