Moedas raras estão expostas em uma das maiores coleções privadas do país
As peças estão expostas no Espaço Olavo Setúbal
Uma das mais valiosas moedas brasileiras, a Peça da Coroação, está em exposição permanente em São Paulo e pode ser vista gratuitamente em uma das mais completas coleções privadas de numismática do país, abrigada no prédio do Itaú Cultural, na Avenida Paulista.
Visitei o local recentemente e me impressionei com a quantidade e a qualidade dos materiais expostos, o que faz desta visita um dos passeios imperdíveis na capital paulista para quem gosta de numismática. Fiz algumas fotos (que ilustram este post) da exposição, que conta 395 objetos numismáticos.
As peças estão expostas no Espaço Olavo Setúbal, que ganhou esse nome em homenagem a um dos donos do Itaú que, em 1969, começou a colecionar objetos de arte, documentos históricos, ilustrações, mapas, livros entre outras coisas que ajudassem a contar a história do Brasil nos últimos 500 anos.
A Peça da Coroação completará 200 anos em 2022. Ela foi cunhada em ouro no valor de 6.400 réis pela Casa da Moeda do Rio de Janeiro e apresentada na coroação de D. Pedro 1º logo após a Independência do Brasil.
O problema é que o imperador não gostou do resultado e suspendeu a cunhagem. O motivo foi o seu busto nu com uma coroa de louros na cabeça, à moda dos imperadores romanos. Ao todo, foram cunhados apenas 64 exemplares, proibidos de entrar em circulação.
Atualmente, só existem 16 exemplares da moeda e alguns estão expostos no Rio de Janeiro e em Brasília. Entre as outras peças numismáticas expostas estão moedas, medalhas, barras de ouro e condecorações desde a entrada dos portugueses no Brasil até os dias atuais.
Há, por exemplo, até exemplares holandeses, os primeiros cunhados em território brasileiro, em 1645, no Recife, em Pernambuco, durante a invasão holandesa no Nordeste do país.
Veja também
Últimas notícias
Caio Bebeto reage à polêmica da camisa da Seleção: “O Brasil não é Brasa. O Brasil é Brasil e é nosso”
Adolescente que fugiu de unidade socioeducativa no Tabuleiro é localizado no município de Rio Largo
Moraes proíbe drones perto da casa de Bolsonaro e dá ordem para a PM
Francisco Sales e Mano Walter celebram 25 anos de amizade
CPMI do INSS é encerrada sem relatório após rejeição de parecer
Foragido por homicídio é preso pela polícia em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
