Moedas raras estão expostas em uma das maiores coleções privadas do país
As peças estão expostas no Espaço Olavo Setúbal
Uma das mais valiosas moedas brasileiras, a Peça da Coroação, está em exposição permanente em São Paulo e pode ser vista gratuitamente em uma das mais completas coleções privadas de numismática do país, abrigada no prédio do Itaú Cultural, na Avenida Paulista.
Visitei o local recentemente e me impressionei com a quantidade e a qualidade dos materiais expostos, o que faz desta visita um dos passeios imperdíveis na capital paulista para quem gosta de numismática. Fiz algumas fotos (que ilustram este post) da exposição, que conta 395 objetos numismáticos.
As peças estão expostas no Espaço Olavo Setúbal, que ganhou esse nome em homenagem a um dos donos do Itaú que, em 1969, começou a colecionar objetos de arte, documentos históricos, ilustrações, mapas, livros entre outras coisas que ajudassem a contar a história do Brasil nos últimos 500 anos.
A Peça da Coroação completará 200 anos em 2022. Ela foi cunhada em ouro no valor de 6.400 réis pela Casa da Moeda do Rio de Janeiro e apresentada na coroação de D. Pedro 1º logo após a Independência do Brasil.
O problema é que o imperador não gostou do resultado e suspendeu a cunhagem. O motivo foi o seu busto nu com uma coroa de louros na cabeça, à moda dos imperadores romanos. Ao todo, foram cunhados apenas 64 exemplares, proibidos de entrar em circulação.
Atualmente, só existem 16 exemplares da moeda e alguns estão expostos no Rio de Janeiro e em Brasília. Entre as outras peças numismáticas expostas estão moedas, medalhas, barras de ouro e condecorações desde a entrada dos portugueses no Brasil até os dias atuais.
Há, por exemplo, até exemplares holandeses, os primeiros cunhados em território brasileiro, em 1645, no Recife, em Pernambuco, durante a invasão holandesa no Nordeste do país.
Veja também
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
