Ladrões furtam quadro falso em armadilha montada pela polícia italiana
Obra de arte pintada por Pieter Bruegel, o Jovem, foi substituída um mês antes do crime, quando policiais souberam do plano dos criminosos.

A polícia italiana está despreocupada com o ousado furto de um quadro de pintura flamenga registrado em uma igreja na região da Ligúria, nesta semana. O motivo? A obra original, do artista Pieter Bruegel, o Jovem, foi substituída por uma falsa há um mês, como armadilha para pegar os bandidos.
A pintura "Crucificação" - que era alvo dos criminosos - é avaliada em milhões de euros e, como os investigadores previam, sua réplica foi levada da igreja na quarta-feira.
Os ladrões usaram um martelo para quebrar a vidraça que a protegia e depois fugiram de carro.
Horas mais tarde, a polícia revelou ter ouvido rumores sobre o planejamento do crime - e não só trocou a peça como instalou câmeras para capturar os responsáveis no ato. A original foi mantida sã e salva.
O caso foi registrado na cidade de Castelnuovo Magra, onde a pintura, que retrata a crucificação de Jesus Cristo, é mantida em uma alcova lateral da igreja de Santa Maria Maddalena.
Imagens registradas por câmeras de segurança estão sendo cuidadosamente analisadas e os assaltantes estão sendo procurados.
'Valor inestimável'
Antes de a troca do quadro ser revelada publicamente, o prefeito Daniele Montebello chegou a dizer à agência de notícias italiana Ansa que o furto era um "duro golpe para a comunidade", já que a obra levada teria "valor inestimável".
Na noite de quarta-feira, ele revelou que a declaração fazia parte do plano, explicando que não poderia dar outros detalhes para não atrapalhar a investigação.
Ele também agradeceu aos membros da igreja por manterem a tranquilidade - "porque alguns fiéis perceberam que aquele que estava à mostra não era o original, mas não revelaram o segredo".
Pieter Bruegel, o Jovem, era filho de outro artista flamengo - Pieter Bruegel, o Velho - e é famoso por suas próprias pinturas e por cópias que fez da obra do pai.
A "Crucificação" é famosa e possui várias réplicas, com pequenas diferenças entre elas - incluindo uma exibida no Museu de Belas Artes de Budapeste, na Hungria.
Acredita-se que todas sejam variações de um original de Bruegel, o Velho - mas que nenhum original pintado por ele tenha sobrevivido ao tempo.
Pieter Bruegel, o Jovem (1564-1638), era natural de Breda, na região de Brabante - atualmente, no sul da Holanda, mas na época território belga. Ele é famoso por suas pinturas a óleo retratando cenas de inferno e demônios deformados.
Últimas notícias

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável

Faustão recebe alta do hospital após transplantes: 'Bem clinicamente', diz boletim
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
