Ifal recebe permissão para operar rádio FM em Arapiraca
Parecer foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados

Em breve, o Instituto Federal de Alagoas estará mais perto dos moradores de Arapiraca e das proximidades, na região do Agreste. É que o trabalho realizado no campus vai ultrapassar os limites da instituição pelas ondas do rádio. O Ifal conseguiu permissão para operar uma frequência de rádio em Arapiraca, com o objetivo de levar conteúdo educativo à população do município.
O parecer foi aprovado nessa terça-feira, 19, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. O processo que pede a permissão para o Instituto executar o serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada, para fins exclusivamente educativos, começou a tramitar em 2011, no Ministério das Comunicações. O projeto foi feito com a ajuda do professor Carlos Vangasse, do campus Maceió.
“Depois de anos de espera, muitos contatos realizados, apreensões, nós ontem tivemos a confirmação da aprovação da outorga de funcionamento da rádio que será administrada pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca. E isso nos abrirá grandes oportunidades, não só de levar a educação através dos canais de difusão do rádio, com alguns programas a serem produzidos por profissionais do próprio campus. Mas também possibilitará o fomento à cultura, educação, informação de uma maneira mais acadêmica. E isso é um fato muito importante para toda a região”, comemora o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro.
O campus tem dois anos para iniciar as atividades da rádio. A próxima etapa é fazer a licitação para a aquisição dos equipamentos necessários. “A partir de agora também vamos nos esforçar para disponibilizar um espaço para o estúdio, como somos uma Instituição Federal de ensino profissionalizante e temos o curso de Eletroeletrônica, também neste espaço deverá ter um laboratório de rádio e equipamentos para que os nossos alunos possam também ter esse incremento de informações em sua formação profissional”.
"Já iniciamos os contatos e certamente teremos o apoio do atual reitor (Sérgio Teixeira) e do futuro (Carlos Guedes) para a realização desse sonho da comunidade de Arapiraca que foi tão esperado", finaliza Fábio.
Atualmente, cerca de 860 alunos e alunas estudam na instituição, em cursos técnicos integrados ao ensino médio de Informática e Eletroeletrônica, cursos técnicos subsequentes de Eletroeletrônica e Logística, licenciatura em Letras-Português, bacharelado em Sistemas de Informação e especializações em Ensino das Ciências e Matemática e Linguagem e Práticas Sociais.
Últimas notícias
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima

Arapiraca e Maragogi recebem equipes volantes do Hemoal para coletas externas de sangue

Motociclista morre em grave acidente no município de São Sebastião

Parceria entre Seprev e Fiea amplia oferta de curso para socioeducandos em AL

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
