Pesquisadores apresentam resultados parciais de 18 projetos do Ifal Maragogi
Pesquisadores analisaram mudanças sociais, econômicas e espaciais

Os resultados parciais de 18 projetos de pesquisa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, na região Norte de Alagoas, foram apresentados a professores e estudantes da instituição na última terça-feira (12). Análise da qualidade da água de rios no norte de Alagoas, impactos ambientais e econômicos do turismo no litoral e plantas medicinais estavam entre os temas apresentados pelos pesquisadores à banca da Pro-Reitoria de Pesquisa do Instituto.
As mudanças sociais, econômicas e espaciais nos municípios de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras por conta do desenvolvimento do turismo nesses dois municípios litorâneos são o tema da pesquisa desenvolvida pelos estudantes João Brás Alves Júnior e Giovanna dos Santos Landim. “Antigamente o turismo e a acessibilidade eram bem difíceis nessas duas cidades, mas agora o turismo está se desenvolvendo e ficando fácil conseguir clientes para os diversos negócios ligados a esse segmento”, concluiu João Brás. Até agora, a dupla já entrevistou 46 pessoas.
Para o coordenador de pesquisa do campus Maragogi, Joabe Gomes de Melo, os projetos em desenvolvimento na unidade de ensino estão sendo executados dentro do cronograma proposto por cada uma das 18 iniciativas. “Também estão trazendo resultados interessantes, com dados para colaborar com a pesquisa na região, no Ifal e em Alagoas”, avaliou. Os projetos apresentados pelos estudantes são relativos a 2018.
Segundo Joabe, além de contribuir para as pesquisas, os projetos em execução no campus Maragogi trazem outras vantagens: melhoraram o desempenho dos alunos na sala de aula e são oportunidade de renda para os envolvidos nos trabalhos. “Alguns alunos entram tímidos nos projetos e são outra pessoa quando saem dele. Eles são capazes até de coisas maiores”, comentou Joabe em relação a auto-estima dos estudantes.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia suspensão temporária de repasses ao CSE

Prefeitura mantém inscrições abertas para cursos profissionalizantes para jovens e adultos

“Até quando?": Prefeita Ceci se manifesta diante de novos casos de violência contra a mulher em AL

Secretaria de Educação realiza projeto sobre história de Matriz de Camaragibe
Deputado Cabo Bebeto critica remuneração de procuradores do Estado de Alagoas

Polícia Civil investiga caso de violência psicológica e patrimonial contra empresária
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
