Moro autoriza envio da Força Nacional para Moçambique
A autorização para a ida de membros da equipe de busca e salvamento foi publicada no DOU desta sexta (29)

Integrantes da Força Nacional de Segurança vão a Moçambique para prestar assistência após o ciclone Idai ter devastado parte do país africano. A autorização para a ida de membros da equipe de busca e salvamento foi publicada em portaria assinada pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e publicada na edição desta sexta (29) do DOU (Diário Oficial da União).
Com ventos de cerca de 170 km/h, o ciclone provocou inundações na cidade portuária de Beira, a segunda maior do país, há duas semanas. Segundo as autoridades de Moçambique, são registrados 468 mortos e cerca de 1.500 pessoas feridas.
Ao menos 20 integrantes da Força Nacional, com veículos e equipamentos, serão deslocados para Beira hoje. O Ministério das Relações Exteriores havia consultado Moro sobre a viabilidade do envio dos membros "para apoio em ação humanitária".
Moçambique já encerrou as ações de resgate e agora se concentra em buscas, ação que contará com o apoio do Brasil. Os enviados brasileiros são especialistas em "busca e salvamento, botes e outros equipamentos adaptados ao tipo de desastre que ocorreu naquele país", disse o Itamaraty.
A equipe deve atuar no local por 30 dias, com prazo contando a partir de hoje. O período, porém, poderá ser prorrogado.
Essa não é a única ajuda que o Brasil presta a Moçambique após a passagem do ciclone. Uma equipe de 20 bombeiros que atuaram nos trabalhos de buscas na tragédia em Brumadinho (MG) também viaja ao país africano hoje.
Já o ministério da Saúde enviou medicamentos para o atendimento de até 9.000 pessoas por um mês.
Além de Moçambique, o ciclone também atingiu outros dois países africanos: Zimbábue e Maláui. No total, o número de mortos nas três nações passa de 700.
Últimas notícias

Alfredo Gaspar vota a favor e aprova urgência da Anistia

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
