Vazamentos de Assange revelaram conluios de políticos como Temer e José Serra com os EUA
Entre os diversos objetivos estavam a entrega do pré-sal e o golpe que depôs Dilma
Julian Assange, que foi preso pela polícia britânica, nesta quinta-feira (11), na embaixada do Equador, em Londres, no reino Unido, onde estava asilado desde 2012, é o fundador, porta-voz e um dos nove membros do conselho consultivo do Wikileaks, um site de vazamentos de informações e denúncias.
Em várias entrevistas, depoimentos e artigos, ele denunciou espionagem americana contra o governo brasileiro. Em longa e exclusiva entrevista concedida pelo fundador do Wikileaks ao escritor Fernando Morais, em 2017, ele detalha várias ações em diversos governos, sobretudo, durante o golpe de 2016, que tirou Dilma Rousseff do poder e colocou Michel Temer. Durante a conversa ele afirma que Temer forneceu informações aos EUA em troca de apoio. Veja detalhes aqui.
O Wikileaks revelou também as razões para o então senador, José Serra (PSDB-SP), em 2010, ter votado contra o PL 12.267/2010 enviado ao congresso pelo presidente Lula. A verdadeira “preocupação” de Serra com a Petrobras era a sua ligação com os Estados Unidos, que veio à tona em meio às revelações do Wikileaks.
Os documentos vazados no final de 2009 reproduziam telegramas do consulado americano em São Paulo a Washington, segundo o qual Serra — então governador de São Paulo em final de mandado e candidato a presidente — se comprometia com uma executiva da petrolífera Chevron, a mudar as regras de exploração de petróleo no pré-sal, que o governo Lula havia aprovado no Congresso, caso fosse eleito.
Em 2011, Assange deu entrevista para vários blogueiros brasileiros. A extensa conversa, repletas de detalhes sobre a atuação do Wikileaks na época, foi publicada no Blog do Rovai.
Em 2014, o Movimento dos Trabalhadores sem Terra ofereceu asilo em um assentamento à Assange.
A prisão
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso pela polícia britânicanesta quinta-feira na embaixada do Equador, em Londres, no reino Unido, onde estava asilado desde 2012. As informações são da Agência Reuters.
“Julian Assange, 47, foi hoje, quinta-feira 11 de abril, preso por policiais do Serviço de Polícia Metropolitana (MPS) na Embaixada do Equador”, disse a polícia.
O analista de sistemas, Edward Snowden, ex-analista da CIA que revelou o sistema de espionagem em massa dos EUA, compartilhou em seu Twitter nesta quinta-feira (11) vídeo com o fundador do Wikileaks, Julian Assange, sendo arrastado pela polícia de Londres ao ser preso na Embaixada do Equador, onde ficou asilado por quase 7 anos.
Últimas notícias
Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças
Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos
Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim
PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor
Câmara aprova urgência para votar direito à bagagem de mão gratuita
Fux admite erros em decisões sobre 8 de janeiro e diz que mudança reflete defesa do Estado de Direito
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
