Vazamentos de Assange revelaram conluios de políticos como Temer e José Serra com os EUA
Entre os diversos objetivos estavam a entrega do pré-sal e o golpe que depôs Dilma
Julian Assange, que foi preso pela polícia britânica, nesta quinta-feira (11), na embaixada do Equador, em Londres, no reino Unido, onde estava asilado desde 2012, é o fundador, porta-voz e um dos nove membros do conselho consultivo do Wikileaks, um site de vazamentos de informações e denúncias.
Em várias entrevistas, depoimentos e artigos, ele denunciou espionagem americana contra o governo brasileiro. Em longa e exclusiva entrevista concedida pelo fundador do Wikileaks ao escritor Fernando Morais, em 2017, ele detalha várias ações em diversos governos, sobretudo, durante o golpe de 2016, que tirou Dilma Rousseff do poder e colocou Michel Temer. Durante a conversa ele afirma que Temer forneceu informações aos EUA em troca de apoio. Veja detalhes aqui.
O Wikileaks revelou também as razões para o então senador, José Serra (PSDB-SP), em 2010, ter votado contra o PL 12.267/2010 enviado ao congresso pelo presidente Lula. A verdadeira “preocupação” de Serra com a Petrobras era a sua ligação com os Estados Unidos, que veio à tona em meio às revelações do Wikileaks.
Os documentos vazados no final de 2009 reproduziam telegramas do consulado americano em São Paulo a Washington, segundo o qual Serra — então governador de São Paulo em final de mandado e candidato a presidente — se comprometia com uma executiva da petrolífera Chevron, a mudar as regras de exploração de petróleo no pré-sal, que o governo Lula havia aprovado no Congresso, caso fosse eleito.
Em 2011, Assange deu entrevista para vários blogueiros brasileiros. A extensa conversa, repletas de detalhes sobre a atuação do Wikileaks na época, foi publicada no Blog do Rovai.
Em 2014, o Movimento dos Trabalhadores sem Terra ofereceu asilo em um assentamento à Assange.
A prisão
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso pela polícia britânicanesta quinta-feira na embaixada do Equador, em Londres, no reino Unido, onde estava asilado desde 2012. As informações são da Agência Reuters.
“Julian Assange, 47, foi hoje, quinta-feira 11 de abril, preso por policiais do Serviço de Polícia Metropolitana (MPS) na Embaixada do Equador”, disse a polícia.
O analista de sistemas, Edward Snowden, ex-analista da CIA que revelou o sistema de espionagem em massa dos EUA, compartilhou em seu Twitter nesta quinta-feira (11) vídeo com o fundador do Wikileaks, Julian Assange, sendo arrastado pela polícia de Londres ao ser preso na Embaixada do Equador, onde ficou asilado por quase 7 anos.
Últimas notícias
Homem acusado de incendiar residência em Craíbas é preso pela Polícia Civil
Empresária denuncia desaparecimento de mercadorias após voo de São Paulo para Maceió
Polícia Civil conclui investigação sobre morte de criança de dois anos em Dois Riachos
'Se Trump conhece Brasil pela família Bolsonaro, ele desconhece', diz Lula
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, diz governador
Homem é preso suspeito de espancar avô de 79 anos para comprar drogas em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
