HE do Agreste aplica metodologia inovadora em primeira turma de residência médica
Além da prática médica, residentes são acompanhados por pedagoga e avaliados diariamente
Iniciada no dia 1º de março deste ano, pela primeira vez na história da maior unidade de saúde do interior de Alagoas, a Residência Médica do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, está adotando a Metodologia Ativa, que é um processo inovador para a instrução dos profissionais recém-formados na área da medicina no Brasil.
O anestesiologista Rafael Martins, que é presidente da Comissão de Ética Médica do HE do Agreste, revela que a metodologia aplicada coloca o hospital na vanguarda, uma vez que a instrução é baseada na orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), preconizada pelo Ministério da Educação (MEC).
“Essa metodologia é mais voltada para a prática médica e, outra inovação, é que temos o auxílio da pedagoga Djenane Costa”, explica Rafael Martins, acrescentando que o médico-residente é avaliado todos os dias em suas habilidades e capacidade cognitiva, entre outras observações.
De acordo com o edital, publicado no ano passado, o hospital ofertou três vagas do Programa de Residência Médica para as áreas de Emergência Pediátrica, Medicina de Emergência e Anestesiologia.
Rafael Martins falou do total apoio da diretora-geral, médica Regiluce Santos e equipe, bem como da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no programa de Residência Médica, que tem o nome da senhora Maria de Los Mercedes Gregório Martin de Azevedo, num reconhecimento ao empenho e dedicação a serviço da anestesiologia.
Ele adiantou que, inicialmente, o programa começou pela anestesiologia e, em seguida, serão preenchidas as vagas nas outras duas áreas.
Para o médico-residente Egídio Lima, de 32 anos de idade, formado em Medicina pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), a experiência está sendo muito proveitosa, no Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca.
“No início, fiquei preocupado pelo fato de ser a primeira residência aqui no hospital, mas estou percebendo avanços e será muito útil para mim e para a unidade a prática e essa troca de conhecimentos”, afirmou.
Rafael Martins disse que o Programa de Residência Médica do HE do Agreste está em consonância com a Resolução 2.174/2018 e terá duração de três anos, conforme prevê a regulamentação do MEC.
Veja também
Últimas notícias
Morre Valentino Garavani, estilista italiano, aos 93 anos
Polícia Civil investiga agressão contra idosa em Viçosa após divulgação de vídeo
Cadastramento do programa Caminhos da Universidade começa nesta terça (20)
DER leiloará mais de 400 veículos em fevereiro; saiba como participar
Bope apreende drogas durante ação no bairro Santa Lúcia, em Maceió
Instituto de Identificação emite carteiras funcionais para bombeiros militares de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
