Famílias de sem-terra ocupam área da prefeitura no bairro Zélia Barbosa Rocha, em Arapiraca
De acordo com moradores da comunidade, local era utilizado como campinho por crianças
Um grupo de 24 famílias ligadas ao Movimento Sem Terra (MST) está ocupando, desde o último domingo, uma área que pertence à prefeitura no bairro Zélia Barbosa Rocha. Eles estão erguendo barracos na rua Nivaldo Ventura de Lima, ao lado de outra área que está ocupada pelos sem-terra desde o ano passado.
"Quando eles invadiram o terreno que fica do outro lado do campinho, nós moradores nos juntamos e fizemos uma vaquinha para comprar estacas de madeira e arame para cercar o campinho. Mas eles derrubaram tudo e estão fazendo os barracos dele no lugar", relatou uma moradora, que pediu para não ter o nome revelado.
Segundo ela, o campinho servia de local de lazer para as crianças e adolescentes da comunidade e, com a invasão, além da perda do espaço público, há também uma preocupação quanto à segurança. "Quando os outros sem-terra saíram da área que pertence àquela instituição que cuida de pessoas com deficiência e vieram para o outro terreno, teve uma confusão muito séria com os moradores. Até a polícia teve que ser chamada para resolver. Então a gente fica com muito medo. Eles andam com ferramentas e não sabemos quem são, ou se são pessoas violentas", afirmou.
Quando os sem-terra começaram a derrubar as cercas do campinho, no último domingo (16) e passaram a levantar os barracos, o 3º Batalhão da Polícia Militar foi acionado e encaminhou uma viatura para o local. A guarnição, no entanto, foi embora após constatar que não havia situação de tensão no local.
Um dos trabalhadores que, na manhã desta terça (18) construia o barraco, confirmou para a reportagem que 24 famílias irão se instalar no local. "Não temos onde morar e precisamos de espaço para fazewr as nossas casas. Vimos que essa área aqui está desocupada, que não tem nunhum uso, então viemos para cá", justificou.
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente já deu início a um processo de reintegração de posse.
Veja também
Últimas notícias
Comissão do Senado aprova isenção do IR para quem ganha até RS 5 mil
Polícia prende dois suspeitos de tráfico de drogas na Rota Ecológica dos Milagres
Polícia Civil prende foragido condenado por homicídio e estupro praticado em 2002
Prefeito de Maragogi anuncia construção de moderna praça de alimentação no Carvão
Cantora e escritora Fernanda Takai visita o Gigantinhos Antares nesta quinta (6)
Fabio Costa comenta convocação de governador e secretário para depor na CPI do Crime Organizado
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
