Cidades

Famílias de sem-terra ocupam área da prefeitura no bairro Zélia Barbosa Rocha, em Arapiraca

De acordo com moradores da comunidade, local era utilizado como campinho por crianças

Por 7Segundos 18/06/2019 11h11
Famílias de sem-terra ocupam área da prefeitura no bairro Zélia Barbosa Rocha, em Arapiraca
Cerca construída por moradores foi derrubada e barracos estão sendo levantados em campinho de futebol - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Um grupo de 24 famílias ligadas ao Movimento Sem Terra (MST) está ocupando, desde o último domingo, uma área que pertence à prefeitura no bairro Zélia Barbosa Rocha. Eles estão erguendo barracos na rua Nivaldo Ventura de Lima, ao lado de outra área que está ocupada pelos sem-terra desde o ano passado.

"Quando eles invadiram o terreno que fica do outro lado do campinho, nós moradores nos juntamos e fizemos uma vaquinha para comprar estacas de madeira e arame para cercar o campinho. Mas eles derrubaram tudo e estão fazendo os barracos dele no lugar", relatou uma moradora, que pediu para não ter o nome revelado.

Segundo ela, o campinho servia de local de lazer para as crianças e adolescentes da comunidade e, com a invasão, além da perda do espaço público, há também uma preocupação quanto à segurança. "Quando os outros sem-terra saíram da área que pertence àquela instituição que cuida de pessoas com deficiência e vieram para o outro terreno, teve uma confusão muito séria com os moradores. Até a polícia teve que ser chamada para resolver. Então a gente fica com muito medo. Eles andam com ferramentas e não sabemos quem são, ou se são pessoas violentas", afirmou.

Quando os sem-terra começaram a derrubar as cercas do campinho, no último domingo (16) e passaram a levantar os barracos, o 3º Batalhão da Polícia Militar foi acionado e encaminhou uma viatura para o local. A guarnição, no entanto, foi embora após constatar que não havia situação de tensão no local.

Um dos trabalhadores que, na manhã desta terça (18) construia o barraco, confirmou para a reportagem que 24 famílias irão se instalar no local. "Não temos onde morar e precisamos de espaço para fazewr as nossas casas. Vimos que essa área aqui está desocupada, que não tem nunhum uso, então viemos para cá", justificou.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente já deu início a um processo de reintegração de posse.