Geral

Procon Arapiraca intensifica fiscalização de vendas de fogos de artifício

Prazo de validade dos produtos e licença de funcionamento foram fiscalizados

Por Assessoria 19/06/2019 17h05
Procon Arapiraca intensifica fiscalização de vendas de fogos de artifício
Procon Arapiraca intensifica fiscalização de vendas de fogos de artifício - Foto: Assessoria

Para garantir mais segurança durante os festejos juninos e identificar irregularidades nas vendas de fogos de artifício durante o mês, o Procon Arapiraca, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou fiscalizações em pontos de vendas dos produtos entre o dia 14 e 18 de junho.

Na abordagem, foram observados a disposição dos preços dos produtos e informações sobre os componentes químicos em língua brasileira, além do condicionamento do material com prazo de validade, licença de funcionamento do estabelecimento, precificação dos produtos afixada neles ou próximo a eles de forma facilmente visível, se as embalagens contém informações do fabricante, se as informações de segurança estão em português e se havia também a indicação de faixa etária, entre outros.

“É preciso observar a validade e a forma de armazenamento, já que alguns itens podem acabar colocando a vida do consumidor em risco. A fiscalização faz parte do cronograma de atividades programadas do órgão de proteção ao consumidor”, destacou o coordenador do órgão, Denys Reis.

Para estar em funcionamento, as barracas de fogos precisam ter a liberação da fiscalização, atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros e os materiais vendidos devem ser aprovados com a classificação adequada em seus rótulos.

Caso o consumidor queira fazer denúncias, pode realizar pelo WhatsApp do Procon, através do número (82) 99169-7786, ou ligar para o Corpo de Bombeiros 193.