De portas abertas: casa Mamãe e Bebê já recebe gestantes e crianças em Limoeiro
Uma oportunidade única para as gestantes

Falta pouco tempo para a chegada de Benjamim, e Valdira Rodrigues não consegue esconder a expectativa. É o segundo filho da moradora de Limoeiro de Anadia, mas Valdira já percebeu que a experiência de trazer ao mundo uma criança torna cada gestação única. “Sinto um pouco de medo. Já tive um filho e já passei pela experiência, mas a gravidez era mais tranquila. Agora algumas situações começaram a surgir nesta aqui que precisam de mais cuidados”.
Valdira também relata, por outro lado, uma tranquilidade maior ao receber assistência pela primeira vez na Casa Mamãe e Bebê Maria do Carmo Araújo, recém-inaugurada no centro da cidade. “O atendimento aqui foi muito bom e o lugar também é bom. Estava com muitas dúvidas e deu para tranquilizar mais”, conta.
Destinada a gestantes de alto risco, a Casa Mamãe Bebê recebe mulheres encaminhadas pelo serviço de Atenção Básica e têm na unidade um espaço de complemento da assistência ao Pré-Natal.
“Com este projeto, a população do Município de Limoeiro de Anadia ganhou bastante , pois não é mais preciso que se desloquem para outros municípios em busca de atendimento e fiquem em fila de espera para serem agendadas pela marcação. Estamos nos empenhando em garantir um atendimento de humanização e qualidade para essas gestantes, para que esse pré-natal conduza a um parto tranquilo, além do acompanhamento desses bebês, desde a sua formação”, relata a coordenadora da Atenção Básica, Juliana Lins.
Segundo a coordenadora, além do atendimento para gestantes, o espaço oferece atendimento pediátrico para crianças de 0 a 16 anos, além da oferta de testes rápidos de HIV e Sífilis para complemento do pré-natal.
Responsável pelo atendimento às gestantes, a enfermeira obstétrica Roberta Ione explica que, antes da abertura da Casa, as mulheres recebiam atendimento na unidade básica de saúde e, mensalmente, contavam com atendimento de médico obstetra que atendia os casos com maior situação de risco. “Agora, com a Casa Mamãe e Bebê, a gente consegue fazer uma triagem melhor desses casos e encaminhar ao médico obstetra as que mais precisam. O atendimento é mais constante, os exames de ultrassonografia são realizados aqui, e as mulheres acabam melhor acompanhadas”, conta.
As portas abertas da Casa Mamãe Bebê estão abertas todos os dias da semana. De segunda a quinta-feira, há atendimentos para gestantes no período da manhã e para crianças, com um médico pediatra, no período da tarde. Já às sextas, há serviço de marcações na unidade.
Veja também
Últimas notícias

BC eleva Selic a 14,75%, maior patamar em quase 20 anos

Novos servidores participam de curso de formação na Câmara Municipal de Maceió

Vereadores sugerem à BRK Ambiental melhor comunicação com consumidores de Maceió

Na Europa: Artesã representa Penedo em evento internacional de bordado

Leonardo Dias se coloca à disposição para mediar negociações e busca solução para greve da Educação

Prefeito Marcelo Beltrão prestigia homenagem a atletas coruripenses na Câmara
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
