Traipu recebe Feira Agrária do crédito fundiário
Atividade é desenvolvida pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com a prefeitura municipal
O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) desenvolve há dois anos o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário em parceria com as prefeituras municipais, e tem contribuído para o fortalecimento da agricultura familiar, no escoamento da produção e a valorização das famílias camponesas.
Pela primeira vez no município de Traipu, situado na região do Agreste, a edição da feira acontecerá nos dias 31 de julho e 1º de agosto de 2019. Serão comercializados produtos da agricultura familiar com qualidade e preço justo, e terá a presença de famílias camponesas beneficiadas no Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), que são destaques na produçãoagroecológica.
De acordo com o diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, a feira é um evento que movimenta não só a economia, como reúne cultura e entretenimento. “A feira agrária é sempre uma festa nas cidades que a gente passa, com essa iniciativa o Governo do Estado contribui para a geração de renda e a população tem acesso a produtos agrícolas verdadeiramente alagoanos. É a primeira vez no município de Traipu, e estamos muito felizes com a parceria da prefeitura e o engajamento das secretarias. Outros municípios estão interessados em realizar as feiras e vamos fazer tudo para atender e percorrer todas as regiões do Estado”, citou.
Também participaram representantes do Assentamento Riachão; Associação Aprobomleite; Associação Comunitária Bom Carada; Associação Comunitária da Vila São José; a Associação de Produtores e Apicultores de Olhos D´Água do Campo; além de artesãos locais. Outro ponto de destaque é a participação expressiva dos povos tradicionais tanto na comercialização como nas manifestações culturais, a exemplo da Aldeia Indígena Aconã e as comunidades remanescentes de quilombo Belo Horizonte, Lagoa do Tabuleiro, Mumbaça e Uruçu.
“Nosso município precisa de iniciativas como essa, porque são alternativas que valorizam e colocam o agricultor no papel principal do processo de discussão, inclusão e interação. Na feira, os agricultores podem mostrar seu potencial produtivo, muitas vezes escondidos em comunidades rurais distantes; mostrar seu cultivo, sua cultura, sua culinária, enfim tudo que é produzido”, enalteceu o prefeito Eduardo Tavares Mendes.
O acesso à feira é totalmente gratuito e durante toda a programação terão apresentações culturais gratuitas como o toré, forró pé de serra, dança dos quilombolas, banda fanfarra, além do show de brega com o artista Odivar Santos.
O Iteral já confirmou as próximas parcerias e agendas, ainda no mês de agosto terá as feiras nos municípios de Atalaia (13 e 14) e Craíbas (29 e 30). Também encontra-se em discussão a organização da feira no município de Pão de Açúcar no mês de setembro, e uma edição especial em outubro, dentro da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL).
Confira a programação cultural em Traipu:
31/07/19 (QUARTA-FEIRA)
08:00 - Forró Pé de Serra
09:00 - Abertura Oficial (Pronunciamentos das autoridades e apresentação da Sociedade Musical Jorge Trompete)
09:30 - Teatro
10:00 - Toré da Aldeia Aconã
11:00 - Forró Pé de Serra
16:00 - Fanfarra da Escola Maria Avelina do Carmo
17:00 - Quadrilha Arrastapé – Quilombo Mumbaça
19:00 - Quadrilha
20:00 - Odivar Santos (Brega Show)
01/08/19 (QUINTA-FEIRA)
09:00 - Apresentação das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (Assistência Social)
10:00 - Quadrilha
11:00 - A Dança do Piau – Quilombo Uruçu
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
