Traipu recebe Feira Agrária do crédito fundiário
Atividade é desenvolvida pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com a prefeitura municipal
O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) desenvolve há dois anos o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário em parceria com as prefeituras municipais, e tem contribuído para o fortalecimento da agricultura familiar, no escoamento da produção e a valorização das famílias camponesas.
Pela primeira vez no município de Traipu, situado na região do Agreste, a edição da feira acontecerá nos dias 31 de julho e 1º de agosto de 2019. Serão comercializados produtos da agricultura familiar com qualidade e preço justo, e terá a presença de famílias camponesas beneficiadas no Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), que são destaques na produçãoagroecológica.
De acordo com o diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, a feira é um evento que movimenta não só a economia, como reúne cultura e entretenimento. “A feira agrária é sempre uma festa nas cidades que a gente passa, com essa iniciativa o Governo do Estado contribui para a geração de renda e a população tem acesso a produtos agrícolas verdadeiramente alagoanos. É a primeira vez no município de Traipu, e estamos muito felizes com a parceria da prefeitura e o engajamento das secretarias. Outros municípios estão interessados em realizar as feiras e vamos fazer tudo para atender e percorrer todas as regiões do Estado”, citou.
Também participaram representantes do Assentamento Riachão; Associação Aprobomleite; Associação Comunitária Bom Carada; Associação Comunitária da Vila São José; a Associação de Produtores e Apicultores de Olhos D´Água do Campo; além de artesãos locais. Outro ponto de destaque é a participação expressiva dos povos tradicionais tanto na comercialização como nas manifestações culturais, a exemplo da Aldeia Indígena Aconã e as comunidades remanescentes de quilombo Belo Horizonte, Lagoa do Tabuleiro, Mumbaça e Uruçu.
“Nosso município precisa de iniciativas como essa, porque são alternativas que valorizam e colocam o agricultor no papel principal do processo de discussão, inclusão e interação. Na feira, os agricultores podem mostrar seu potencial produtivo, muitas vezes escondidos em comunidades rurais distantes; mostrar seu cultivo, sua cultura, sua culinária, enfim tudo que é produzido”, enalteceu o prefeito Eduardo Tavares Mendes.
O acesso à feira é totalmente gratuito e durante toda a programação terão apresentações culturais gratuitas como o toré, forró pé de serra, dança dos quilombolas, banda fanfarra, além do show de brega com o artista Odivar Santos.
O Iteral já confirmou as próximas parcerias e agendas, ainda no mês de agosto terá as feiras nos municípios de Atalaia (13 e 14) e Craíbas (29 e 30). Também encontra-se em discussão a organização da feira no município de Pão de Açúcar no mês de setembro, e uma edição especial em outubro, dentro da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL).
Confira a programação cultural em Traipu:
31/07/19 (QUARTA-FEIRA)
08:00 - Forró Pé de Serra
09:00 - Abertura Oficial (Pronunciamentos das autoridades e apresentação da Sociedade Musical Jorge Trompete)
09:30 - Teatro
10:00 - Toré da Aldeia Aconã
11:00 - Forró Pé de Serra
16:00 - Fanfarra da Escola Maria Avelina do Carmo
17:00 - Quadrilha Arrastapé – Quilombo Mumbaça
19:00 - Quadrilha
20:00 - Odivar Santos (Brega Show)
01/08/19 (QUINTA-FEIRA)
09:00 - Apresentação das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (Assistência Social)
10:00 - Quadrilha
11:00 - A Dança do Piau – Quilombo Uruçu